Faciap
quarta, 21 de dezembro de 2016
Membros da diretoria da Faciap participam de palestra do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
O presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, acompanhou a palestra do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no Teatro Positivo, em Curitiba. Ele fez parte da mesa do encontro, ao lado de outras lideranças do Paraná.
"Na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos aprovada, o piso para investimento em saúde e em educação subirá de acordo com a inflação do ano anterior. Disse Meirelles, desmentindo uma crença de que as despesas de saúde e educação irão ser cortadas. Não irão, muito menos se destruirá a possibilidade de o país investir nessas áreas. Durante o tempo de vigência da PEC, que é de 10 anos, o investimento se mantém. É a primeira vez em que, de fato, podemos prever o longo prazo no Brasil olhando para as despesas públicas. Ou seja, temos uma rota dessas despesas traçada pela próxima década", afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante palestra.
Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles "A confiança empresarial e dos consumidores vem caindo desde 2011. Isso fez com que, de fato, a economia entrasse numa contração. Começa assim um ciclo vicioso, em que cai a confiança, em seguida o investimento, aumenta o desemprego, que afeta o consumo, novamente os investimentos", analisou o ministro. A boa notícia, segundo ele, é que o Brasil enfrentou o problema na primeira fase. "Agora é um momento importante porque podemos falar que o projeto de emenda constitucional que estabelece um teto para os gastos foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República", disse ele.
Meirelles afirmou que "O Brasil vive hoje um momento histórico. Temos um país que vive a sua maior recessão desde que o Produto Interno Bruto começou a ser medido. É maior do que a depressão de 29, uma crise que foi importada dos EUA. A atual foi construída aqui mesmo e por várias razões. Entre elas, a grande evolução das despesas públicas".
Galeria de Fotos