Furlan participa de Fórum de Desenvolvimento em Quedas
quarta, 10 de novembro de 2021
Caciopar
Uma grande troca de ideias sobre desenvolvimento foi realizada em Quedas do Iguaçu nesta semana em evento que reuniu líderes dos mais diferentes setores produtivos. O 2º Fórum Regional de Desenvolvimento Territorial, Inovação e Tecnologia contou também com a presença do presidente da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, o empresário e advogado Flavio Gotardo Furlan.
Realizado no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, o evento abriu espaço para talk show com empresas de tecnologia, para a apresentação de projetos de inovação e para a demonstração de algumas ferramentas consideradas revolucionários em seu meio, como óculos de realidade virtual. “Foi uma grande honra para mim participar de um evento tão importante e tão bem organizado e, principalmente, por poder perceber o envolvimento e o comprometimento de uma comunidade interessada em trabalhar, de forma unida, por avanços e oportunidades”, segundo Flavio.
Em sua fala, o presidente da Caciopar falou sobre o início das atividades da Coordenadoria, em 1976, da importância do fundador Hylo Bresolin, da defesa de bandeiras e de projetos estruturantes e dos públicos que representa e com os quais trabalha. Flavio citou também sobre como as coordenadorias podem contribuir para a construção de um ambiente propício à inovação e à tecnologia.
“Realizamos eventos com esse foco, justamente por entender a importância das mudanças que ocorrem ao nosso redor e no mundo. A Caciopar e as suas Aces assumem a condição de difusoras de mudanças e de novidades que contribuem para conduzir sempre as empresas ao seu novo estágio no processo de fortalecimento e desenvolvimento”, destacou Flavio, complementando: “As Aces são ambientes férteis para o surgimento de novos negócios. Ali, o diálogo é aberto e propício para a criação de ideias e o seu amadurecimento”.
Convidado a dar exemplos de ações na área da inovação e tecnologia, Flavio disse o seguinte: “Um deles é o AcicLabs, de Cascavel, um dos primeiros hubs e aceleradoras de inovação criadas em uma associação comercial no Paraná. Atualmente, a Faciap tem um projeto específico voltado à inovação, fazendo com que, gradualmente, mais associações comerciais tenham ambientes próprios à inovação dentro de suas estruturas. O Iguassu Valley, que hoje está em Toledo, Foz, Rondon, Medianeira, Assis, e outras cidades, torna-se um mecanismo eficiente de mobilização voltado à disseminação de inovações e ao estímulo de startups. E os resultados, que já começam a aparecer, tendem a ser muito melhores no futuro próximo”.
Flavio falou ainda do SRI, o Sistema Regional de Inovação, que é um braço do Programa Oeste em Desenvolvimento neste segmento. Ele estimula, conecta e monitora a implementação de projetos, ações, negócios, políticas públicas e outras iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação, alinhado às estratégias do Programa Oeste em Desenvolvimento. Seus principais atores são: Governo – responsável por fomentar políticas públicas que incentivem o processo de inovação; Universidade – atua como a principal construtora e difusora do conhecimento científico; Empresa – tem por papel transformar o conhecimento científico puro em conhecimento aplicado.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos