Micros debatem sobre conselhos de sanidade e energias renováveis
quinta, 21 de outubro de 2021
Caciopar - Micros
A Caciopar realizou na manhã desta quarta-feira reunião on-line com integrantes das quatro microrregionais que a integram. Diversos assuntos foram debatidos sendo um dos destaques a sanidade animal, a criação e o fortalecimento de conselhos municipais. O assunto ganha ainda mais importância com o título que o Paraná conquistou recentemente de área livre de febre aftosa sem vacinação. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor da micro 04 Valcir Guarda, de Guaraniaçu.
O reconhecimento internacional traz inúmeras oportunidades à proteína brasileira, principalmente à produzida no Oeste do Paraná, e por isso manter atenção aos cuidados sanitários é indispensável, citou o diretor de agronegócio da Caciopar e líder cooperativista Elias Zydek. “Para conquistar esse status foi uma luta enorme. Isso significa abertura de 65% do mercado da carne suína e amplia em 40% o mercado da bovina”.
O papel da Caciopar, por meio das associações comerciais, é acompanhar e estimular a execução das mais diferentes políticas nos municípios. Eram, até recentemente, menos de dez conselhos e em apenas dois meses passamos de quinze e estão nos seguintes municípios: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cdo Rondon, Matelândia, Medianeira, Missal, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa. O resultado se refere ao grande empenho do IDR. “Mas essa é uma atribuição de todos nós e as Aces têm que participar ativamente desses conselhos”, segundo Elias. Ele pediu que cada associação, desses municípios que já contam com conselhos, indique seus membros e participem.
Energias
O diretor de Meio Ambiente da Caciopar, Rafael Gonzáles, falou sobre energias renováveis e de um programa estadual de geração de energia. Ele apresentou alguns indicadores e de oportunidades a empresas da região. O Oeste conta com 573.461 unidades geradoras e 21 conjuntos elétricos. Da energia consumida na região, 23,8% é residencial, 21,6% comercial, 20,7% industrial, 14,9% rural, 9,8% livre e 9,2% outras classes.
Rafael citou que a pandemia e a crise reduziram a demanda por energia, prejudicada em algumas regiões devido à estiagem. Mas o Oeste, a exemplo do que ocorre em outras áreas, tem crescimento acima da média. Ele falou do Plano Energético Regional e produção de energia a partir de fontes renováveis, como hidroenergia com 50% do total, fotovoltaica 33% e biogás 17%. O diretor citou ainda sobre a transição energética, que considera descentralização, descarbonização, digitalização, democratização e desenho de mercado.
O encontro abriu espaço para que Rafael falasse do RenovaPR, o Programa Paraná Energia Rural Renovável. O objetivo é estimular a produção e o uso de energia própria pelo agro reduzindo custos, aumentando produtividade e estimulando trabalho e renda. A ação é coordenada pelo IDR, que informa aos produtores sobre empresas que podem atendê-los. Já são 397 empresas cadastradas em energia fotovoltaica e 13 em biogás – boa parte delas é do Oeste. Há linhas especiais para viabilizar a execução dos projetos, afirmou Rafael.
Outros assuntos
A presidente da Caciopar Mulher, Lara Biezus, falou da quarta edição de um concurso que valoriza e reconhece empresárias da região. As inscrições ao Prêmio Mulher Empreendedora começam na sexta, 23, e estarão abertas até 3 de fevereiro de 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.caciopar.org.br no banner que divulga o projeto. O anúncio da vencedora e a entrega da premiação ocorrerão durante a sexta edição do Congresso Caciopar, em 29 de abril.
A pauta contemplou também a apresentação de proposta de parceria do Itaipuland, um dos maiores parques aquáticos do País. As informações foram repassadas por Julio Gaspar, diretor do Parque, que lembrou que a estrutura está em atividade desde 2012. Ela tem capacidade para receber até oito mil pessoas por dia e conta com amplo estacionamento. Julio deu detalhes de um plano familiar de adesão com custo subsidiado.
O encontro on-line tratou ainda das oficinas das micros, da posse festiva da Caciopar, agendada para 29 de outubro, e do Congresso da Faciap, marcado para os dias 19 e 20 de novembro, em Foz do Iguaçu.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos