(45) 3321-1449

Micros definem projetos que vão integrar as moções da Caciopar

sexta, 21 de maio de 2021

CACIOPAR

A semana foi das mais produtivas para as quatro microrregionais que integram a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Elas definiram, em consenso entre seus diretores e participantes, quais serão os projetos estruturais que se somarão ao livro de moções da Caciopar. As micros trataram também sobre o desenvolvimento de ações integradas com o POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento.
As microrregionais 1 e 2 elencaram as mesmas prioridades: defesa de projetos de melhoria para a área da segurança pública e retorno da Tarifa Rural Noturna, incentivo que durante muitos anos o governo estadual ofereceu a atividades que pudessem operar fora dos horários de pico de consumo de energia. O subsídio sempre trouxe benefícios, principalmente, para o setor do agronegócio, um dos principais formadores do PIB (Produto Interno Bruto) do Oeste do Paraná. 
A micro 03 decidiu como temas principais a questão indígena e a recuperação da rodovia que margeia os municípios da Costa Oeste. Por sua vez, a micro 04 entende como prioridade as malhas alfálticas nos trechos que ligas Guaraniaçu a Campina da Lagoa e Catanduvas a Três Barras, ambos para oferecer mais segurança aos usuários, bem como manter líderes e entidades vigilantes quanto a cobranças que possam conduzir à conclusão da duplicação da BR-163, principalmente na região compreendida entre Lindoeste e Capitão Leônidas Marques.

Segurança
Um aspecto chama atenção nos debates entorno das ações prioritárias de cada microrregião: os bons resultados colhidos por uma parceria inédita na área da segurança pública em Palotina. Lá, ocorre a integração dos sistemas de monitoramento privado e público, este mantido pelas forças policiais. O resultado é a ampliação da área de cobertura e a redução significa dos índices de criminalidade, principalmente de furtos. A ideia é multiplicar a experiência, mas, para isso, é necessário vencer algumas barreiras legais impostas com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados.
Os diretores e participantes das micros debateram também, sobre outros temas igualmente importantes. Eles trocaram informações sobre novo modelo de concessão do pedágio, corredor de exportações ferroviário e parceria de energias renováveis, com a Paraná Energia. “Quero parabenizar a todos por esse envolvimento em questões tão fundamentais aos municípios e à região. É dessa forma, com diálogo, planejamento e trabalho, que consolidaremos o Oeste como uma das regiões mais desenvolvidas e de maior produção do País”, diz o presidente da Caciopar Flavio Gotardo Furlan.

 As reuniões foram realizadas com o uso de ferramentas digitais

Crédito: Assessoria

--

(retranca)

As microrregionais da Caciopar

Micro 01 – Medianeira, Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste

Micro 02 – Assis Chateubriand, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina e Tupãssi

Micro 03 – Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, Toledo, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Maripá, Mercedes, Guaíra e Terra Roxa

Micro 04 – Cascavel, Campo Bonito, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste. 
 

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos