Notícia
quinta, 05 de setembro de 2013
Acimacar pede investimentos para a BR-163 e construção de nova cadeia para Rondo
Dentre as suas diferentes missões, a Acimacar tem também atuado em favor das causas que mobilizam toda a comunidade rondonense e da região. Nesse sentido, em junho a associação comercial reuniu-se com a classe empresarial e autoridades do município para debater a questão da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon e a proposta do governo estadual, recusada pelos munícipes, de construir na cidade um presídio de regime semiaberto.
Após os debates, a Acimacar encaminhou carta ao secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques, na qual lembrou que cadeia pública de Marechal Cândido Rondon foi construída há mais de 40 anos, projetada para abrigar 18 presos. Porém, atualmente ela conta com cerca de 140 detentos. “A situação é caótica e insustentável. Além dos problemas internos que atingem diretamente os presos, como a superlotação e as condições de vida desumanas, a cadeia construída na área central da cidade apresenta graves problemas estruturais e que atingem toda a comunidade”, destaca a carta.
O documento foi assinado por representantes de 17 entidades rondonenses, além dos presidentes das associações comerciais de Entre Rios, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Mercedes, Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste, municípios que integram a comarca. Todos cobram das lideranças competentes a construção de uma nova cadeia pública para Marechal Cândido Rondon. Cópias da carta também foram encaminhadas aos deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e à Faciap e Caciopar.
Ainda na área de segurança pública, a Acimacar enviou outro ofício ao secretário Cid Vasques e também ao comandante da Polícia Militar no Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk. Neste documento, a associação comercial agradece pela instalação do Batalhão de Fronteira (BPFron) no município. Em operação há pouco mais de um ano, a nova força policial conseguiu reduzir a criminalidade na região. “Os resultados comprovam que o BPFron vem cumprindo a missão para a qual foi criado e a população hoje se sente mais segura”, afirma no ofício o presidente da Acimacar, Josué Maioli.
Contudo, a entidade lembra que para desempenhar um trabalho efetivo e de resultados incontestáveis, é preciso executar todas as ações previstas para o fortalecimento do Batalhão, como a inclusão de novos policiais, mais viaturas e a instalação das companhias nos municípios de Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste.
BR-163
Outro assunto que vem sendo tratado pela Acimacar é a BR-163, que precisa de grandes investimentos na região para que a produção local possa ser escoada de maneira adequada, ao mesmo tempo em que as pessoas que trafegam pela rodovia tenham mais segurança. Nos últimos dias, a associação comercial encaminhou duas cartas ao superintentende regional do DNIT-PR, José da Silva Tiago.
No primeiro ofício, o presidente da associação comercial, Josué Maioli, solicita informações sobre o projeto do DNIT referente às intervenções previstas na BR-163 no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon, pois a duplicação da BR-163 criou transtornos para moradores e trabalhadores que precisam cruzar a via diariamente. A Acimacar também pede que seja informada a previsão de início e término da execução do projeto.
Na segunda carta, a associação pede esclarecimentos a respeito da duplicação da BR-163 no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Toledo. A obra foi anunciada em 2012, porém até agora não há data para o início dos trabalhos, que devem contemplar também a recuperação completa da via já existente e a implantação de terceira faixa nos locais de trânsito mais crítico. O mesmo ofício foi encaminhado ao deputado federal Dilceu Sperafico e aos deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e Elton Welter.
CRÉDITO: Divulgação
(Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 04.09.2013)
Galeria de Fotos