(45) 3321-1449

Notícia

sexta, 26 de abril de 2013

Conselho da Mulher da Caciopar divulga experiência em Maringá.

Devido aos bons resultados já alcançados, o Conselho da Mulher da Caciopar aproveitou a Pré-Convenção Regional da Faciap, na última quinta-feira, em Maringá, para multiplicar informações sobre projeto de profissionalização dos órgãos que representam a empresária e a executiva. A necessidade de mudar o foco de atuação dos conselhos da mulher surgiu de um consenso extraído durante o 1º Congresso Caciopar, realizado em novembro no Centro Náutico de Guaíra.

A partir disso, o Conselho da Mulher da Caciopar adotou algumas ações que já começam a promover a mudança de foco tão almejada. Entre elas estão a divisão do órgão em quatro subcoordenadorias (que atuam segundo microrregiões específicas) e a promoção de treinamentos técnicos. A apresentação dessa novidade foi feita, em Maringá, pela coordenadora do Conselho da Mulher da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosangela Sonda, que é de Matelândia.

Rosangela informou sobre a experiência e os resultados durante o Painel do Conselho Estadual da Mulher Empresária. A principal contribuição da mudança até agora, de acordo com ela, é o fortalecimento do papel da mulher empresária em suas comunidades. “Ela passa a ser percebida como uma líder integrada aos temas que colaboram principalmente com o desenvolvimento econômico e estrutural de suas comunidades, e não somente apenas dos temas ligados às questões puramente sociais”.

O trabalho inicial das subcoordenadoras é visitar as associações comerciais de sua microrregião de abrangência e disseminar as diretrizes dessa nova forma de abordagem de trabalho. Já é possível perceber também que mais mulheres passam a se interessar e a participar do cotidiano dos conselhos da mulher. Além disso, há municípios já interessados em fundar seus conselhos locais, a exemplo do que já ocorre com Quatro Pontes, que é vizinho de Marechal Cândido Rondon. Atualmente, são 20 os conselhos em atuação no Oeste, mas há potencial para mais de 40.

 

Trabalhistas

O primeiro curso técnico promovido pelo Conselho da Mulher da Caciopar sob o novo formato tratou sobre Leis Trabalhistas, apresentado pela ex-presidente da Acifi de Foz do Iguaçu e segunda vice-presidente da Caciopar, Elizangela de Paula Kuhn. O assunto foi levado às cidades de Formosa do Oeste e Missal e os resultados são tão positivos que levaram ao agendamento de novas datas. “Essa é uma ferramenta de informação importante para que o empresário previna ações trabalhistas”, conforme Rosângela. O treinamento é realizado em parceria com o Sebrae e o PTI, o Parque Tecnológico de Itaipu, e associações comerciais. 

foto: imprensa Faciap

Fonte:

Galeria de Fotos