Notícia
sexta, 08 de novembro de 2013
Parceria analisará dados técnicos do Oeste
Uma das maiores deficiências do Oeste é não contar, de forma ampla, atualizada e centralizada, com um banco de dados sobre os principais indicadores socioeconômicos da região. Essa realidade começa a mudar com parceria assinada durante o Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, realizado de 29 de outubro a 1º de outubro em Foz do Iguaçu.
Durante o evento, Itaipu, Parque Tecnológico de Itaipu, Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Sebrae e Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, assinaram parceria para a criação de um programa inédito na região. Por meio dele, de forma contínua e gradual, serão apuradas e centralizadas informações sobre a realidade socioeconômica dos 50 municípios que compõem essa fração do Estado.
O banco de dados dará suporte às ações de implantação de um programa ainda mais ambicioso, que busca contribuir para o desenvolvimento territorial do Oeste do Paraná. Com a assinatura do termo, agora começam a ser avaliadas as melhores formas de apuração, tabulação e centralização de informações técnicas, tão necessárias para conhecer a realidade e para analisar comparativamente, segundo períodos temporais específicos, a performance de cada setor.
O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, informa que o acordo é de grande importância para o presente e para o futuro da região, uma das que mais crescem e produzem na atualidade brasileira. “Com informações melhores em mãos, mais precisas e que tragam dados consistentes sobre cenários do setor produtivo, vamos aprimorar ainda mais nosso argumento na constante luta por mais investimentos e por obras estratégicas à região”, conforme Mário, que é arquiteto e empresário.
O Fórum Mundial de Desenvolvimento Local ocorreu em Foz do Iguaçu e reuniu representantes de 60 países, com mais de quatro mil participantes. O evento foi organizado pelo Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional, PNDU (órgão das Nações Unidas), Sebrae, Itaipu e Parque Tecnológico de Itaipu.
Crédito: Divulgação
Galeria de Fotos