Notícia
quarta, 16 de outubro de 2013
OUTUBRO ROSA
A edição do Café de Negócios da última terça-feira (15) foi mais uma ação da Associação Comercial e Empresarial de Palotina (ACIPA) dentro da Campanha Outubro Rosa, realizada com apoio de várias empresas associadas. Desde o início do mês, diversas ações vem sendo desenvolvidas. O Café de Negócios teve a participação da secretária municipal de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, que fez uma explanação sobre o câncer feminino com enfoque às ações preventivas. Ela informou para as empresárias e colaboradoras do comércio que o serviço público municipal mantém equipes de apoio para orientar e fazer encaminhamentos. Nissandra lembrou que é fundamental que a mulher faça exames de rotina para prevenir o câncer de mama ou de colo de útero, que representam as maiores causas de óbitos pela doença na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. “As mulheres brasileiras estão morrendo devido ao câncer de mama, pois insistem em escondê-lo por medo ou vergonha”, alertou ao in formar que dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que o Paraná registre neste ano 3,1 mil casos novos de câncer de mama. Somente em 2011, 804 pessoas morreram no estado em decorrência da doença. Em 2012, foram 815 mortes.
Sinais e sintomas
Durante a palestra foram esclarecidas dúvidas quanto aos sinais e sintomas do câncer de mama. Nissandra expôs que o câncer de mama não dói e que o principal sinal é o próprio caroço no seio, detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por mamografia. Outros sinais do câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na sua forma e tamanho, pele do seio mais esticada ou abaulada em algum ponto. “O importante é fazer o auto-exame e sempre buscar informação com profissionais de saúde”, orienta.
Durante o Café de Negócios foram distribuídos brindes da campanha e também adesivo confeccionado pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) com o tema “Um toque pela vida” para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama.
Ao abrir a programação do Café de Negócios, a diretora de Feiras, Eventos e Treinamentos da ACIPA, Diana Spohn, disse que o objetivo da associação é possibilitar mais informações sobre as doenças e também incentivar para o diagnóstico precoce. Ela agradeceu a disposição da secretária em esclarecer dúvidas e também as parcerias importantes para a concretização do Outubro Rosa na ACIPA.
Créditos: Assessoria
Galeria de Fotos