(45) 3321-1449

Nova Aurora recebe a reunião da micro 02 da Caciopar

terça, 19 de agosto de 2025

Micro 02 - Caciopar

A reunião da Micro 02 da Caciopar, realizada na última segunda-feira, 18, no Sicoob de Nova Aurora, debateu sobre mudanças trazidas pela Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), com destaque para o Credenciamento. O tema foi conduzido pelo procurador público Rivelino Skura, que alertou para a relevância e os impactos do novo modelo na administração pública e no setor empresarial. O coordenador da Micro é Luis Dornelles, da Acicorb, de Corbélia.
Segundo Rivelino, o credenciamento deve ser entendido como um processo administrativo de chamamento público, no qual a administração convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens. “A lei estabelece que, atendidos os requisitos exigidos, os credenciados ficam habilitados para executar o objeto sempre que forem convocados. Isso traz flexibilidade, agilidade e amplia a competitividade, mas exige transparência e cumprimento rigoroso das regras”, destacou ele.
O procurador explicou que o Credenciamento pode ser aplicado em diferentes situações, como nas contratações paralelas e não excludentes, quando a administração opta por firmar contratos simultâneos em condições padronizadas, nas hipóteses em que a escolha do prestador é feita pelo beneficiário direto e em mercados fluidos, nos quais a oscilação de preços inviabiliza um processo licitatório convencional. “É uma ferramenta estratégica, que valoriza o comércio local, reduz estoques desnecessários, garante preços atualizados e assegura um controle mais rigoroso de qualidade”, pontuou Rivelino.

Desafios e oportunidades
A reunião contou com a participação de dirigentes e colaboradores das associações que integram a micro, que puderam compreender os desafios e oportunidades trazidos pela legislação. Rivelino Skura reforçou que a aplicação correta do credenciamento fortalece a gestão pública e cria novas possibilidades de negócios para empresas de diferentes portes. Os presentes acompanharam também a apresentação de case de sucesso da Acina, a Associação Comercial e Empresarial de Nova Aurora. O diretor financeiro, Paulo ferreira do Nascimento, compartilhou o método empregado para um dos principais eventos anuais da entidade, por uma ferramenta que controla e arquiva os dados da pesquisa dos Destaques do Ano que ficam disponíveis à Acina.

Integram a Microrregião 02 da Caciopar os municípios de Assis Chateaubriand, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Jesuítas, Maripá, Nova Aurora, Palotina e Tupãssi. 

Sicoob Médio Oeste foi o parceiro do encontro. 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos