Paraná Energia é seu passaporte à era da sustentabilidade energética
segunda, 21 de fevereiro de 2022
Caciopar
A energia elétrica se transforma em um dos principais insumos do estilo de vida pós-moderno. Jamais as pessoas, as empresas e as mais diferentes corporações precisaram tanto dela como agora. Especialmente no Brasil, a energia é um dos itens mais caros em qualquer atividade, mas há caminhos para tornar a fatura mais barata. Um deles é, por meio da associação comercial da sua cidade, integrar-se à Paraná Energia, uma cooperativa de geração e distribuição de energia produzida a partir de matrizes renováveis. O custo, já a partir do primeiro mês, chega a reduzir entre 10% e 12%.
Além de se tornar cooperado e utilizar um insumo conectado a uma era fortemente pautada pela sustentabilidade, o empresário ou consumidor residencial se alia a uma mudança cultural em rápida expansão no mundo. “Tudo o que se refere à produção dos mais diferentes itens de consumo com respeito ao meio ambiente e aos seus recursos naturais encontra crescente aceitação e empatia entre as pessoas”, ilustra o presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Flavio Gotardo Furlan.
A Caciopar foi uma das primeiras entidades na região a se aliar à Paraná Energia, que hoje tem parceria com 25 associações comerciais do Oeste. “E estamos muito animados com a receptividade dessa parceria. A cada dia um número maior de pessoas percebe e adere à bandeira sustentável, tão necessária à sociedade e ao futuro do planeta. Além disso, virar cooperado e usufruir dos benefícios da Paraná Energia é simples e fácil”, destaca a gerente da Coordenadoria, Rosane Schulz Ferreira. Ela lembra que, além de colaborar com a sustentabilidade, os cooperados investem em fontes de energia que aumentarão a segurança energética e ainda contribuem com o fortalecimento financeiro do movimento associativista empresarial.
Campanha
Uma campanha recentemente realizada pela Caciopar, Paraná Energia e associações comerciais trouxe curiosidades interessantes sobre as fontes limpas de geração. Entre elas, estão: o Brasil, devido ao seu clima e geografia, está entre os países do mundo com maior potencial de expansão das energias renováveis; que uma resolução da Aneel, de 2015, permite que grupos de consumidores se unam para montar sua própria cooperativa para gerar energia e que o avanço dessas matrizes tem sido muito maior, no País, do que os mais otimistas poderiam supor, informa o presidente da cooperativa, Lucio Ricken, que é de Foz do Iguaçu.
Vire cooperado
E quanto à Paraná Energia? Para virar um cooperado basta capitalizar apenas a partir de R$ 200 em cotas; a cooperativa é uma excelente opção de economia para quem não tem telhado, terreno ou recursos para instalar o seu próprio sistema de geração de energia – a exemplo do fotovoltaico, a partir de placas solares. Consumidores residenciais ou empresariais, com demanda a partir de 500 kW/mês, podem participar e usufruir do desconto na tarifa e dos benefícios de ser cooperado.
Além de tudo isso, a Paraná Energia informa que não há risco de o cooperado, por qualquer motivo, ficar sem energia. É que a energia gerada é entregue às redes da Copel e, caso ocorra alguma falha no gerador, a estatal garante o abastecimento. Outro aspecto positivo é que em caso de desistência da filiação, o procedimento é simples, rápido e sem qualquer custo. Quer saber mais e virar um cooperado? Procure a associação comercial de sua cidade e participe desse projeto transformador você também.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos