Poucas vezes na história da civilização ter acesso a números e a informações que ajudem a interpretar os hábitos de consumo das pessoas foi tão estratégico. Os dados de uma pesquisa inédita foram apresentados na noite de quinta-feira, na Acic, pelo diretor de Marketing da RPC TV, Marcos Franco. A Marplan, empresa com 85 anos de tradição e presente em cem países, fez uma detalhada pesquisa pela primeira vez fora de capitais no Brasil e o Paraná é pioneiro entre os estados da Federação com trabalho segmentado em 11 municípios.
"É possível, por meio de uma cuidadosa tabulação e leitura, perceber movimentos em alguns casos sutis, porém altamente relevantes e que podem ajudar a definir passos futuros das empresas e também no que se refere a investimentos estratégicos do poder público", conforme Marcos, afirmando que em 2013, pela primeira vez, o interior superou a Região Metropolitana de Curitiba no faturamento da RPC - 54% contra 46%. Dos mais de 305 mil moradores de Cascavel, 53% são mulheres e aqui 78% delas são responsáveis pela compra do lar (a média no Paraná é de 74%) - os homens respondem por apenas 6%.
A pesquisa apura também que 53% das mulheres têm automóvel, 37% compram em shoppings e lojas de departamentos, 36% vão ao salão de beleza uma vez a cada 15 dias, 35% se interessam por bricolagem, 33% compram para relaxar, 29% possuem bebês e 20% delas têm crianças. Marcos informou que 89% das entrevistadas afirmaram ser cuidadosas com o seu dinheiro e que 87% delas decidem o que comprar antes de sair de casa. Para 56% delas, os anúncios veiculados na TV não mostram a mulher da vida real.
Quanto aos homens, a pesquisa mostra que 54% são casados, e entre os solteiros (46%) a maioria têm até 29 anos. O índice de casados no Paraná é de 50% e no Brasil é de 45%. Os homens que estão em relação estável jantam mais fora de casa e pretendem viajar mais, nos próximos 12 meses, do que os solteiros. "Diante desses dados, é possível identificar como boa oportunidade de negócios aqueles que ofereçam momentos agradáveis a casais e com crianças", segundo Marcos Franco.
Escolaridade
O estudo da Marplan identificou o nível de escolaridade dos cascavelenses: 4% são analfabetos, 48% têm o ensino fundamental, 37% completaram o ensino médio e 11% têm o superior completo. Já a média do Estado é a seguinte: 4% são analfabetos, 46% têm o ensino fundamental, 34% o médio e 16% são graduados. "Ou seja, investir em ensino de qualidade é outra boa perspectiva de investimento para Cascavel", conforme Franco, apontando que escolas de idiomas também são opção interessante, já que apenas 5% da população local fala espanhol e 7% inglês. No Estado, 7% dominam a língua espanhola e 11%, a inglesa. No Brasil, em média 82% da população não é fluente no segundo idioma.
A pesquisa aponta também que 90% dos cascavelenses são católicos ou evangélicos. Desses, 30% pretendem viajar nos próximos anos e entendem a religião importante em suas vidas. "Assim, o turismo religioso passa a ser um nicho crescente". Marcos disse que 75% das pessoas das classes A e B pretendem viajar nos próximos 12 meses, enquanto que na C o principal sonho de consumo, para 35%, é ter carro zero na garagem - esse desejo está presente em 14% daquelas das classes mais abastadas.
Cascavel, segundo os dados da Marplan, está mais conectada às questões da sustentabilidade do que outros centros do Estado. Aqui, 78% usam produtos biodegradáveis, enquanto que a média no Estado é de 61%. Setenta e sete por cento fazem economia de água, e no interior do Paraná a média é de 70%. Em Cascavel, 71% adotam a reciclagem doméstica, enquanto que nos demais essa preocupação é praticada por 59%. O potencial de consumo em supermercados é de R$ 1,4 bilhão, o que coloca o município em quinto lugar no ranking estadual e na posição de número 75 em âmbito nacional.
Comportamento
Os dados apresentados pela RPC TV também indicam sobre o comportamento dos moradores locais. As principais atividades de lazer são: cozinhar, fazer churrasco, ouvir música e caminhar. Já os principais assuntos de interesse são saúde, humor, atualidades, religião e finanças. Um dado interessante, conforme Marcos Franco, é que o tema educação, que aparece em outras regiões, não está entre os preferenciais da comunidade de Cascavel. A forte ligação do Oeste com o Rio Grande do Sul sempre foi evidenciada pelos times de futebol preferidos, até pouco tempo com predominância de Grêmio e Internacional. A pesquisa, no entanto, mostra mudanças: o time preferido por 30% dos cascavelenses é o Corínthians, seguido do Palmeiras, com 14%, e do Grêmio, com 9%.
Mídia
O trabalho apurou também a relação da comunidade de Cascavel com os órgãos de imprensa. Noventa e seis por cento dos moradores assistem TV e 61% afirmaram acessar a internet, 45% ouvem rádio, 39% leem revistas e 31% se informam por meio dos jornais impressos. O presidente da Acic, José Torres Sobrinho, considera importante ter acesso a números para decidir sobre novos projetos e investimentos. "E os dados apresentados por uma pesquisa inédita, no município, precisam ser considerados e valorizados". Os presentes foram informados também sobre a diferenciada metodologia empregada pela Marplan, que considera todas as regiões e características demográficas da área trabalhada.
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