(45) 3321-1449

POD

quinta, 28 de julho de 2016

POD - Merendeiras farão curso para preparo de peixe

Um grupo de 15 merendeiras de escolas públicas de Palotina participam nos dias 4 e 5 do curso sobre “Como preparar pratos à base de peixe”, principalmente, do filé de tlápia.

A capacitação que ocorrerá no Sindicato Rural de Palotina, com início às 8h, será ministrada pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e conta com o apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento.
Durante o curso as merendeiras vão receber noções sobre abate, higienização, manipulação dos produtos e como preparar refeições completas à base de filé de tilápia. Entre as receitas, hambúrguer, croquete, almôndega, caldos e molhos.
O objetivo é inserir o pescado na merenda escolar e assim, incentivar o consumo de peixe, considerada uma das proteínas mais saudáveis, mas que ainda é pouco consumida. “Queremos mostrar que é possível preparar pratos com custo baixo e sem risco (da espinha) para os alunos”, disse o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, integrante da Câmara de Peixe do Oeste em Desenvolvimento.
Segundo Zabott, a inclusão da tilápia na merenda escolar deverá também impulsionar a cadeia produtiva de pescado. A região Oeste é uma das principais produtoras de peixe do Paraná. São abatidos 145 mil quilos por dia.
Curiosidades
Entre as espécies cultivadas no Brasil, a tilápia é uma das mais populares e recebeu o nome de saint peter. Ela representa mais de 40% da piscicultura nacional graças a sua fácil adaptação a vários ambientes.
É um peixe de carne branca, sabor suave e que pode ser preparada de várias formas: assada, grelhada e cozida. Possui alto valor proteico e baixo teor de gordura, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).
Enquanto a média mundial de consumo de peixe é de 18,8 quilos por pessoa anualmente, no Brasil, cai para 14,5 quilos.
Fonte: fonte: http://www.oesteemdesenvolvimento.com.br/

Galeria de Fotos