(45) 3321-1449

POD faz planejamento ressaltando conquistas e desafios da Região Oeste

sexta, 04 de junho de 2021

POD

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizou nesta semana o seu planejamento estratégico de trabalho e ações. O workshop havia sido planejado para o formato presencial, mas em razão do atual momento pandêmico foi realizado em modelo híbrido. As seis Câmaras Técnicas que compõem o POD se reuniram simultaneamente em diferentes cidades e ambientes para planejar e referendar suas ações. 

Este momento de retomada do trabalho das câmaras técnicas reuniu alguns representantes das mesmas, mas não todos os seus integrantes por questões sanitárias em função da pandemia do covid-19. Posteriormente as demais lideranças e outros importantes protagonistas nas respectivas áreas poderão acompanhar o trabalho das Cts.

O planejamento contou com a colaboração de tradicionais parceiros do POD como é o caso da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) que foi o ponto central para as conexões e logística necessários para o evento misto.

Outro importante parceiro para a realização deste evento foi o SEBRAE-PR – Escritório Regional Oeste que deu apoio tanto em Cascavel como em Foz do Iguaçu. Inclusive o Sebrae disponibilizou consultor e apoio especializado para aplicar a metodologia do Planejamento Estratégico e disponibilizou o uso da sua própria plataforma digital para o momento do workshop.

As cooperativas Lar Agroindustrial e Frimesa que também apoiam e fortalecem a atuação do POD como programa de governança regional e o Biopark em Toledo também foram palco de encontro para as Câmaras Técnicas.

O Presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, destacou que mesmo diante de um momento desafiador é vital para o desenvolvimento regional e para a retomada que tudo esteja alinhado e que isso possa ser suporte para importantes decisões e ações. “A tecnologia permitiu que todas estas instituições, parceiros, voluntários e entidades pudessem ter se conectado para planejar e avaliar os próximos passos do POD e com isso fortalecemos as iniciativas que seguirão prospectando sinergicamente o desenvolvimento em todas as áreas”, afirmou.

DESAFIOS - Rainer Zielasko lembrou que atualmente o POD enfrenta uma verdadeira batalha contra o modelo de concessão de pedágio apresentado e defendido pelo Governo Federal, mas que essa não é a única linha de frente que o Programa Oeste em Desenvolvimento protagoniza. “O nosso trabalho é realizado em várias frentes, um dos exemplos disso é a recente conquista da certificação de área livre da aftosa sem vacinação, uma batalha árdua e muito produtiva que aconteceu também pelo grande empenho de forças do POD e todos os seus parceiros”, enfatizou.

“Vivemos em um tempo diferente e que vai exigir atitudes e ações planejadas para que possamos avançar como sociedade e também como setor produtivo. Não perder de vista o processo de inovação e conectividade que não podem retroceder e muito menos estagnar. O Programa Oeste em Desenvolvimento faz diariamente o exercício de olhar para esse cenário a fim de propor soluções para que a Região Oeste siga seu próspero e sustentável crescimento”, resumiu.

HISTÓRICO DO PROGRAMA - Iniciado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território. Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território. A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e grande capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná

Acompanhe como ficou a distribuição das Câmaras Técnicas pelas cidades do Oeste

ACIC - Associação Comercial de Cascavel: R. Pernambuco, 1800 - Centro, Cascavel - PR, 85810-021 (Sala Paraná e Sala do Conselho Superior)

Câmara Técnica SANIDADE AGROPECUÁRIA:

Frimesa Medianeira: Cooperativa Central - Rua Bahia,159 - Medianeira – PR (Sala de Reuniões do Conselho de Administração, 5º Andar)

Câmara Técnica ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE:

Lar Medianeira: Centro Administrativo LAR - Av. 24 de Outubro, 59 - Área Industrial, Medianeira - PR, 85884-000

Câmara Técnica ENERGIAS E SUSTENTABILIDADE:

Sebrae Foz do Iguaçu: R. das Guianas, 151 - Jardim América, Foz do Iguaçu - PR, 85864-470

Câmara Técnica AMBIENTE DE NEGÓCIOS:

Sebrae Cascavel: R. Vitória, 2564 - Alto Alegre, Cascavel - PR, 85801-054

Câmara Técnica EDUCAÇÃO:

Biopark Toledo: Rodovia estadual, PR-182- conexão com BR-163 Toledo-PR

Fonte: http://www.oestedesenvolvimento.com.br/

Galeria de Fotos