(45) 3321-1449

POD ressalta união por projetos estratégicos

sexta, 24 de agosto de 2018

Caciopar

Unir forças e estratégias para tirar do papel obras e programas considerados fundamentais para o futuro social e econômico da região. Essa é a prioridade do Programa Oeste em Desenvolvimento e detalhada pelo presidente Danilo Vendruscolo em recente encontro de diretores de associações comerciais e empresários na Câmara de Vereadores de Matelândia. A reunião empresarial foi organizada pela Caciopar.
Danilo informou sobre as ações prioritárias do POD para o quadriênio de 2018 a 2022. O material foi transformado em documento e também em folders que são distribuídos nas mais diversas ocasiões. São quatro as principais bandeiras do Programa. A primeira delas é na área da infraestrutura, com atenção especial ao Aeroporto Regional do Oeste. “Precisamos contar com uma estrutura capaz de receber grandes aeronaves e conectar a região aos principais centros do País”, afirmou o presidente do POD.
As entidades que formam o Programa defendem também a implantação de um novo trecho ferroviário entre Dourados, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá. O percurso de mil quilômetros tem valor estimado de R$ 10 bilhões. Já acontece um trabalho por parte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e da Ferroeste para a elaboração do projeto. Quatro consórcios com empresas nacionais e estrangeiras participam. A previsão de licitação da obra é para a metade do ano que vem.
Outro projeto considerado indispensável, de acordo com Danilo, é acelerar a obtenção de reconhecimento internacional do Oeste e do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. Os passos nessa direção são vigorosos, conforme o presidente do POD e a previsão é que o anúncio, que vai valorizar as carnes produzidas no Paraná, ocorra até o fim de 2019. O pedágio é outro aspecto importante dos debates e defesas do Programa Oeste em Desenvolvimento. A região, que rejeitou qualquer possibilidade de renovação dos atuais contratos, defende um novo modelo, com tarifa justa, transparência e entrega das obras acordadas.
 
Outras ações
O POD trabalha também por programas voltados ao aumento da oferta de energia, para a atração e consolidação de novos investimentos, de estímulo ao empreendedorismo e inovação e também por projetos ambientais. Um deles se refere a dar correto destino a materiais que podem ser reaproveitados, além de promover avanços em tecnologias de fontes alternativas, a exemplo do biogás gerado a partir do aproveitamento de dejetos animais. “Todos temos um papel relevante para fazer do Oeste um lugar ainda melhor no futuro”, conforme Danilo Vendruscolo.
 

 
 

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos