Programa Oeste em Desenvolvimento comemora conquista de área livre sem vacinação
terça, 16 de março de 2021
POD
O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. O ato foi oficializado por meio da Instrução Normativa (IN) 52, assinada pela ministra Tereza Cristina e publicada ainda no exercício de 2020. Destaca-se a efetiva participação e engajamento do POD – Programa Oeste em Desenvolvimento através das lideranças e instituições que ao longo do tempo elegeram, o tema sanidade como comum e impactante, direta ou indiretamente, a todo o Oeste e ao Estado do Paraná, exigindo uma atuação coesa e contundente em relação ao enfrentamento das dificuldades para solucionar os desafios de uma vez por todas.
De acordo com o presidente do POD, Rainer Zielasko, a medida é mais um passo rumo para o reconhecimento internacional por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o que deve ocorrer até maio de 2021. Com o reconhecimento internacional como área livre de aftosa sem vacinação o Paraná abre mercados para a pecuária em larga escala por se tratar de um selo de sanidade. “O fortalecimento do sistema sanitário do Estado não é nada recente, mas, reflexo de uma política constante de investimento que começou cinco décadas atrás e que teve participação decisiva da iniciativa privada”, pondera o presidente.
HISTÓRICO DA LUTA - No ano de 2016, por intermédio da articulação do POD criou-se a Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária a partir do engajamento de todas as entidades envolvidas nas cadeias produtivas do suíno, leite e gado de corte tais como: Faep (Sindicatos Rurais), OCEPAR (Cooperativas), Fetaep, APS, Sindicarnes, Caciopar, Amop, Seab, Adapar, Mapa e outras, estaduais ou federais com escritórios de representação regional. Inúmeras entidades e lideranças interessadas no tema juntaram-se para debater e unificar o entendimento e solucionar o problema que afeta a todos, a sanidade animal.
A partir de reuniões, encontros, fóruns regionais, congressos estaduais e nacionais, iniciou-se uma grande luta para a conquista de um novo status para o Estado, com fortíssimo impacto econômico na região Oeste.
O POD participou desde o início da execução do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, fazendo-se presente em todos os eventos de abrangência Nacional, Estadual e Regional, sendo ouvido por levar de forma técnica e articulada os anseios do setor produtivo.
PROTAGONISMO - Um dos mais importantes passos nesta conquista foi a organização do setor, liderada por precedente do POD Elias Zydeck. “Para que essa realidade fosse possível foi preciso a formatação e articulação do movimento regional para reativação e criação dos Conselhos de Sanidade Municipais (CSA) no Oeste e criamos o Conselho Regional de Sanidade Agropecuária, reativando na quase totalidade dos 54 Municípios do Oeste do Paraná aquilo que parecia um sonho, pois é no Município onde a sanidade acontece”, afirmou o vice-presidente.
Zydeck lembra ainda que 2018 foi criado o Conselho Regional de Sanidade Agropecuária – CSA Oeste como um braço unificador dos diálogos entre parceiros públicos e privados visando o alinhamento das políticas públicas em matéria de sanidade animal. “A história pontua a atuação decisiva do setor privado na formação do Fundo para alavancagem de recursos financeiros para reformas e construção de Postos de Vigilância nas divisas com outros Estados permitindo a descontaminação através da fiscalização adequada”, conta, afirmando o Programa Oeste em Desenvolvimento como aglutinador das lideranças em benefício do desejo coletivo em relação a Sanidade Animal realizou ou apoiou eventos no Oeste para conscientização e orientações sobre sanidade animal.
ESFORÇO CONJUNTO - O POD acredita que a conquista paranaense que está em vias de adquirir um selo internacional pela OIE de Estado Livre de Aftosa, é fruto da mobilização e união das forças produtivas do Paraná e do Oeste, o que demonstra que o engajamento e o esforço coletivo para a solução de problemas comuns é possível sim e deve ser a inspiração para todos que trabalham para a construção de um setor produtivo forte e com novas oportunidades de mercado.
.
Galeria de Fotos