Programa Oeste em Desenvolvimento premia melhores práticas de inovação
terça, 11 de dezembro de 2018
POD
Uma premiação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), condecorou as nove iniciativas que contribuíram para o fomento da ciência e da tecnologia na região nos últimos dois anos. A entrega das certificações do Prêmio Inova Oeste ocorreu durante o 5º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, realizada no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo.
Três modalidades foram premiadas, Inovação em Produto, Inovação em Processos e Práticas Inovadoras Organizacionais.
Uma das empresas que faz parte da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), a BrasCloud teve seu projeto como primeiro colocado na categoria Inovação e Produtos entre as Micro e Pequenas Empresas e Startups, seguido da Granex e Bio Sano. “É importante sabermos do potencial das empresas da nossa região e reconhecer o seu destaque”, observa o presidente da Iguassu-IT, Roberto Carpes.
A BrasCloud
A empresa, com sede em Cascavel, construiu seu próprio data center para ofertar computação em nuvem na modalidade de “cloud pública” de Infraestrutura de Data Center como serviço (IaaS - Infrastructure as a Service). A BrasCloud anuncia que disponibiliza tecnologia de ponta no mercado em comparação paralela a grande referências internacionais. Em questões de hardware, incluindo os servidores a arquitetura é do tipo hiper convergente e seguem os padrões de design OCP - Open Compute Project, utilizado por empresas globais como Google e Facebook.
O sócio-investidor da empresa, Leandro Lorenzetti, destaca a participação no Prêmio Inova Oeste e incentiva outros empresários da região a optarem por mais inovação em seus empreendimentos.
Demais categorias
Publicação da página oficial do POD tem entre as médias e grandes, os melhores foram: Comercialização de ovos em estojo contendo 18 unidades, da Cooperativa Lar; Linha Friminho de produtos cárneos e lácteos infanto-juvenis da Frimesa e Desenvolvimento de linha de empanados em embalagens de 700g, da Lar.
Dentro de Inovação e Processos, os vencedores entre as pequenas empresas foram: Manipulador multipropósito controlado automaticamente: um robô industrial, da empresa Schumacher; Blocos de fibra produzidos a partir dos rejeitos da produção de peças, também da Schumacher e Processo de prospecção tecnológica com foco no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, da Defere.
Entre as médias, as melhores práticas foram das empresas Cooperativa Lar e Hotel Wish Foz.
Na categoria Inovação em Processos e em Práticas Inovadoras Organizacionais nas instituições de ensino, o escolhido foi o Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI), da PUC Paraná.
O Prêmio Inova Oeste recebeu ao todo 37 inscrições.
Desafio
Também foram divulgados os nomes das instituições que receberão até R$ 100 mil para desenvolver projetos na área de sanidade agropecuário e meio ambiente. São elas: Associação Internacional União das Américas; Aquaponics Lab; Vita-Acquavitalle; Aquaponia Orgânica Foz; Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Lumar Centrais de Gás.
Galeria de Fotos