Projeto Crescer de Arapongas inspira líderes de Cascavel e região
terça, 23 de setembro de 2025
ACIC/CACIOPAR
Uma comitiva de líderes empresariais de Cascavel conheceu, na segunda-feira (22), o Projeto Crescer, em Arapongas, Norte do Paraná. A iniciativa social, que há mais de 20 anos oferece contraturno escolar gratuito, atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, oferecendo formação pedagógica, cultural e socioemocional. A visita permitiu aos visitantes conhecer a metodologia e a estrutura do projeto, com vistas à possibilidade de implantar algo semelhante em Cascavel.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Projeto Crescer, Paulo Hermínio Penacchi, e pela coordenadora estratégica Maria Cleide Penacchi, que apresentaram toda a estrutura e as etapas do projeto, atendendo alunos do quarto ao nono ano do ensino fundamental em duas unidades (Projeto Crescer I, na Casa do Bom Menino, e Projeto Crescer II, no campus da Unopar/Anhanguera).
O projeto oferece mais de 15 oficinas pedagógicas e culturais, incluindo música, dança, robótica, português e matemática. “O Projeto Crescer é um modelo de crescimento em conhecimento, valores e cidadania. O que mais impressiona é que ele não se limita ao desempenho escolar, mas também cultiva valores humanos, promove a convivência, o respeito e fortalece a autoestima. É uma formação completa para a vida”, destacou Marcio Blazius.
Mais de 800 alunos
A metodologia é diferenciada. Os alunos não são divididos pelas séries tradicionais, mas por níveis de conhecimento, permitindo que cada criança avance no seu próprio ritmo, em um ambiente colaborativo e inclusivo. Mais de 800 alunos são atendidos atualmente por uma equipe de 79 colaboradores, todos especializados e comprometidos com a missão do projeto. Os recursos, provenientes de parcerias com empresas, governo e leis de incentivo, são aplicados de forma transparente e eficiente.
Durante a visita, os empresários assistiram a apresentações artísticas dos alunos, incluindo canto e poesia, e conheceram histórias inspiradoras, como a de uma ex-aluna de 21 anos, graduada e com o primeiro livro de poemas publicado com apoio do projeto. Além disso, puderam visitar a cozinha, a sala de robótica, o espaço de dança e conferir o acervo de materiais utilizados nos festivais culturais.
A vice-presidente da Acic para Assuntos de Educação, Silvana Cordeiro, afirma que todos ficaram impressionados com a estrutura e os resultados do projeto. É bem planejado, com critérios claros e custo-aluno viável. Há potencial para ser replicado em Cascavel, comenta ela. O presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, falou sobre fórum agendado para sexta-feira, dia 26, no qual informações colhidas em Arapongas serão compartilhadas com os presentes. “Estamos muito animados com o sucesso dessa iniciativa”, complementou a gerente da Coordenadoria, Rosane Ferreira.
Honrados
Paulo Penacchi disse que todos estavam honrados em receber a comitiva. “Ver que o Crescer pode servir de inspiração para outras regiões reforça nossa missão”. O projeto já atendeu mais de seis mil alunos desde sua fundação, oferecendo café da manhã, almoço e lanche da tarde de segunda a sábado, tudo sem custo às famílias, cuja renda não ultrapassa três salários mínimos. Com dedicação e inovação, a família Penacchi mantém vivo o compromisso de formar cidadãos por meio da educação, da cultura e dos valores humanos.
Quem participou
Pela Acic, estiveram presentes o presidente Marcio Blazius, a vice-presidente para Assuntos de Educação Silvana Cordeiro e a vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária, Marizete Cardoso. Pela Caciopar, participaram o presidente Reni Fernandes Felipe e a gerente Rosane Schulz Ferreira, além da supervisora Patrícia Pacheco, da Codesc, e do empresário Samuel Pinto de Oliveira, de Londrina, sócio da empresa Controlsul.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos