Segurança prevê 245 vagas a mais ao efetivo do 5º Comando Regional
sexta, 18 de dezembro de 2020
Caciopar
O secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, acaba de responder a ofício elaborado e assinado pela Caciopar, Sindicato Rural, Codesc e Coopavel. No documento elas pedem aumento de efetivo, envio de mais armas e melhorias em estruturas indispensáveis para melhorar a segurança na região de atuação do 6º Comando do Batalhão da Polícia Militar, sediado em Cascavel. Na resposta, Marinho afirma que estão previstas, além da destinação de armas longas à unidade, 245 vagas ao 5º Comando Regional de Polícia Militar.
Marinho se refere ao Edital nº 001/2020 com prova de conhecimentos agendada para 21 de março de 2021. A distribuição de efetivo seguirá, de acordo com o secretário, plano estratégico definido pelo respectivo Comando Regional, atendendo critérios técnicos que convergem para as preocupações manifestadas pelos signatários do pedido. Também são analisados volume de ocorrências, grau de complexidade, relação de policiais por habitantes dentro de cada grupo de municípios atendidos.
Quanto à solicitação de armas, Marinho afirma: “Está anotada na 4ª Seção do Estado-Maior da PMPR para atendimento posterior conforme os critérios técnicos definidos pela corporação”. O presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, afirma que os esclarecimentos feitos pelo secretário são importantes, já que novos investimentos e aumento de efetivo, armas e outros equipamentos são urgentes devido ao aumento nos índices da criminalidade na região principalmente em 2020.
Trechos
Seguem a seguir trechos do documento enviado pelas entidades ao secretário de Estado da Segurança Pública: “A região tem 20 mil quilômetros quadrados de área, tamanho similar ao de alguns países. Apenas Cascavel, no coração do Oeste, tem 3,5 mil quilômetros de estradas rurais que precisam de patrulhamento constante. O 6º BPM, que atende 22 dos 50 municípios do Oeste, faz tudo o que pode para, ao lado de outras estruturas de segurança em funcionamento, garantir tranquilidade às pessoas de bem.
Porém, para enfrentar a ação dos criminosos e o nível de aparelhamento que as quadrilhas detêm, é fundamental, Vossa Excelência, que nossas forças de segurança estejam muito bem resguardadas. Apesar dos investimentos dos últimos anos, que são muito bem-vindos e necessários, há séria defasagem de efetivo policial no Batalhão da Polícia Militar com sede em Cascavel.
Com base em indicadores do Codesc, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, o 6º BPM precisa, e com urgência, de reforço de pelo menos cem policiais em seu efetivo. Com o correto remanejamento de suas forças, então o Batalhão pode ampliar ainda mais suas ações e resultados. As entidades que assinam este documento pedem também investimentos por parte do Estado na compra de armas pesadas para o 5º Comando Regional da Polícia Militar, que cobre mais de uma centena de municípios em diversas regiões. Para suprir a defasagem seriam necessários 200 fuzis e submetralhadoras, que então servirão ao Batalhão de Fronteira, Rotans, P2, Patrulhas Rurais e às equipes do choque que patrulham e defendem a região e as áreas de fronteira”.
Galeria de Fotos