(45) 3321-1449

Terra Roxa

terça, 18 de março de 2014

Programa Empreender - ações em Terra Roxa

TARDE DE CAMPO REUNIU PRODUTORES DE LEITE EM TERRA ROXA
TERRA ROXA -15/03/2014

Realizado no dia 13 de março em Terra Roxa por meio do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, com apoio da Prefeitura, o encontro reuniu mais de 60 produtores de leite do município e de cidades vizinhas.

O principal objetivo do evento era levar novas informações aos bovinocultores sobre técnicas e maneiras de melhorar o rendimento da produção de leite. De acordo com o engenheiro agrônomo, Rafael Mattos da FM Consultoria Agropecuária, na propriedade do produtor, Valter Giovani de Souza, onde foi realizado a Tarde de Campo, a produção de leite saltou de 8.91 para 17.18 litros, um aumento de 8,7 quase o dobro da produção. Ainda de acordo com Mattos, o segredo está na alimentação e na continuidade das técnicas apresentadas.

Para o prefeito, Ivan Reis, que esteve na Tarde de Campo, o desempenho na produção de leite do município vem crescendo potencialmente exigindo a profissionalização no dia a dia em campo “Estamos em uma fase onde não há mais espaço para o amadorismo, é preciso ficar atendo as novas tecnologias e aplicar todo o conhecimento obtido em eventos como esse”, disse Ivan aos produtores.

Não é de hoje que os produtores vêm recebendo incentivos da administração municipal, por meio do Programa Empreender mantido pela prefeitura em parceria com a o Sindicato Rural e Emater, surgiu a AB Leite – Associação dos Bovinocultores de Terra Roxa, que desde o ano passado participam de atividades importantes ao crescimento do setor.

Em 2013 com a realização do primeiro torneio leiteiro, durante a Expoterra, foi possível observar a qualidade do plantel de gado leiteiro do município, revelando um promissor setor, fato disso foi o convite da Sociedade Rural de Umuarama aos produtores terra-roxenses que movimentaram 50 animais até a exposição, considerada uma das mais importantes do país.

A qualidade genética e a pastagem são dois pontos fortes na qualidade da produção, foi o que explicou o médico veterinário, Fábio Fujisawa também da FM Consultoria Agrícola, responsável pela realização da Tarde de Campo finalizada em Terra Roxa após percorrer três municípios do oeste paranaense
Fonte:

Galeria de Fotos