Os resultados na gestão das Associações Comerciais (ACEs) obtidos a partir da implantação do programa Capacitar no Paraná são objeto de estudo do Progerecs – programa de Geração de Receitas da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. O programa promove o diagnóstico e ações para excelência em gestão. Um dos grandes resultados alcançados é o incremento na receita financeira, fato que vem atraindo a atenção de todo o sistema associativista nacional.
No domingo, durante a abertura, foram recepcionados os representantes das Federações do Pernambuco, Mato Grosso, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e da Associação Comercial de Florianópolis. O gestor do Capacitar no Paraná, Márcio Vieira, apresentou o histórico do programa que está presente no Estado desde 2009 e já passou por 200 entidades. “O Capacitar surgiu para fortalecer a ação do Empreender e como resultado final trouxe mais competitividade para as ACEs em termos de cultura associativista, gestão de produtos e serviços e ações em torno de todo o planejamento estratégico”, avalia. A FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná também recebeu o diagnóstico e obteve resultados como o realinhamento operacional e aumento de faturamento. As ACEs que receberam o programa ainda passaram por uma reciclagem de conhecimentos em 2013.
Os diretores da IDO Brasil, Andreas Dohle e Paulo Cesar Ferreira, encontraram a nível nacional, antes da chegada do programa, a sustentabilidade em apenas 30% das entidades. Além do Paraná, Minas Gerais foi pioneiro em receber o Capacitar, no ano 2000, e em seguida a região Nordeste foi selecionada. “Trabalhamos com o desafio de garantir a sustentabilidade nas ACEs através da mobilização para conquistar e manter novos associados”, afirma Dohle. Estes objetivos vieram de encontro com o Progerecs, que também oferece novos produtos e serviços, conforme conta o executivo nacional do Progerecs, Luiz Antonio Bortolin: “estamos modernizando o sistema, levando mais eficiência ao associado e consequentemente à sociedade”, disse. Paulo Cesar afirma que os resultados são mais que satisfatórios. “O reconhecimento e a aproximação entre entidades são quase que instantâneos. Aqui no Paraná, as Associações utilizam quase 100% dos produtos da FACIAP. Ele pode funcionar em qualquer região do Brasil, independente do porte da entidade”.
Matelândia.
A ACIMA – Associação Comercial e Empresarial de Matelândia é um exemplo de entidade que teve um incremento muito expressivo após a passagem do programa Capacitar. A executiva Luciane Dal Pozzo apresentou números que comprovaram a eficácia do programa especialmente nos processos internos. “Vemos a entidade como uma agente de desenvolvimento local, conforme as bandeiras da FACIAP. Nosso papel é ajudar as empresas para que elas cresçam de maneira sólida, mas ainda há muito para fazermos pela cidade. Hoje temos mais profissionalismo na diretoria e equipe, ferramentas de gestão e maior interação com os outros níveis do sistema associativista. Agora, queremos estreitar mais a relação com o poder público”, adianta.
Fonte: Faciap