Workshop dá detalhes sobre o que é e benefícios da Paraná Energia
terça, 31 de agosto de 2021
Unicaciopar
Diretores, executivos e colaboradores da área comercial de associações comerciais do Oeste participaram, na manhã desta terça-feira, do primeiro workshop organizado pela Unicaciopar sobre a Paraná Energia, cooperativa de geração e distribuição de energia produzida por fontes renováveis. As informações foram repassadas pela diretora de Negócios Yonara Medeiros. Ela falou sobre o que é, como participar, etapas, perfil de consumidores e também fez apontamentos sobre as principais dúvidas que as pessoas costumam manifestar.
A Paraná Energia adquire de cooperados geradores e distribui aos cooperados consumidores. A energia vai para a rede da Copel, cujas usinas estão conectadas a ela. A Copel identifica volume de quilowatts gerado e então devolve em créditos, que são distribuídos pela cooperativa para consumidores do Paraná também ligados à rede. A economia alcançada aos cooperados chega a 12%. A diretora apresentou contas de energia de consumidores já ligados à cooperativa e mostrou os benefícios de estar associado a ela.
Yonara fez uma apresentação didática esclarecendo as principais dúvidas que, durante mais de um ano, foram trazidas e respondidas pela direção da Paraná Energia. O valor mínimo para se tornar cooperado é a integralização de capital inicial de R$ 200,00 (duzentos reais).
Não há mensalidade, não há necessidade de compra de equipamentos, apenas o pagamento da energia consumida pelo cooperado. O valor do quilowatt hora não é fixo, é baseado no preço cobrado no mês pela concessionária. O desconto atual é de 15% sobre a tarifa compensada, não sobre a conta. Atualmente, a geração de energia no País é centralizada, e ela então citou o exemplo da Itaipu que gera grande volume de energia e é responsável por fazer a distribuição.
A cooperativa atua com geração de energia distribuída ao longo da rede. As matrizes geradoras são pequenas centrais hidrelétricas, usinas fotovoltaicas, de biomassa e até eólicas. Quem rege o modelo da geração de energia distribuída é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A permissão para grupos de pessoas se reunirem e gerar a sua própria energia é de 2015. Tudo é muito prático na parceria, citou Yonara, sem fidelidade ou cobrança de multa caso o cooperado não queira seguir associado e peça o fim do contrato.
Para virar cooperado, a conta precisa estar no nome de quem vai aderir à Paraná Energia, pessoa física ou pessoa jurídica. Há formas de mudança, caso exista necessidade de alteração para o nome de pessoa física. A troca da titularidade garante parte da isenção de impostos, por isso essa medida é importante, explicou Yonara, justificando porque as contas ficam sob responsabilidade da cooperativa.
O workshop esclareceu dúvidas dos participantes e reforçou alguns aspectos importantes da parceria da cooperativa com a Caciopar e com as associações comerciais da região. Além de desconto aos consumidores, parte do valor arrecadado remunera também o movimento associativista empresarial. Para mais informações contate a associação comercial da sua cidade.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos