Cascavel foi uma das cidades eleitas pela Federação das Indústrias do Paraná para contar com um programa de reflexão sobre o futuro. O Cascavel 2030, que conta com o envolvimento de entidades organizadas e poder público, busca refletir e organizar ações que possam levar o município a um novo estágio no seu processo de desenvolvimento. “O compromisso é com o futuro que queremos e que merecemos”, diz o coordenador regional da Fiep, Gilberto Bordin.
O projeto está em suas etapas iniciais, que incluem reuniões periódicas para apurar a realidade, as carências e as ações centrais de sete áreas consideradas fundamentais. Os trabalhos ocorrem em sete painéis: segurança, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente, capital técnico, educação e cultura, energia e saúde e bem-estar. Os grupos se reúnem com representantes de cada setor, ouvem relato dos trabalhos em desenvolvimento e também das principais aspirações percebidas para avanços que possam ser multiplicados.
A proposta é ouvir, debater e definir ações práticas que possam ser implementadas. “O desafio é, de forma equilibrada e acima de qualquer interesse individualizado, pensar no todo e conseguir avanços amplos e gerais”, diz Gilberto, animado com o envolvimento das pessoas que se ofereceram para atuar como voluntárias em todo o processo. A comunidade tem muito a ganhar com esse trabalho, que é fundamental para avanços importantes e inadiáveis, de acordo com o vice-presidente da Acic para Assuntos da Indústria e presidente do Sinduscon/Oeste, Edson de Vasconcelos.
Fonte: Crédito: Fábio Conterno