Na ocasião do funeral dos policiais assassinados em Medianeira, no último dia 5 de Agosto, foi entregue (com participação do presidente da ACIME, Carlos Henrique Rasente) um requerimento, que reforça as reinvindicações da ACIME pela segurança, ao Governador do Estado do Paraná, Exmo. Sr. Carlos Alberto Richa, ao Secretário de Segurança Pública Exmo. Sr. Leon Grupenmacher, e ao Presidente da Assembléia Legislativa, Exmo. Deputado Valdi Rossoni.
Abaixo, segue a íntegra do requerimento:
A Câmara Municipal de Medianeira, composta pelos vereadores: LUCY R. ANDREOLA FERNANDES, ROMY S. NANDI MAZZARELLA, JEAN ROGERS BOGONI, PEDRO IGNÁCIO SEFFRIN, VALDECIR FERNANDES, NELSON JOSÉ DE BONA, NELSON DE OLIVEIRA, VITALINO JOSÉ SARATTI E JOSÉ VALDIR LINHAR, na Décima Terceira Legislatura do Município de Medianeira, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais e após ouvido o plenário, REQUEREM ao Governador do Estado do Paraná, Exmo. Sr. Carlos Alberto Richa, ao Secretário de Segurança Pública Exmo. Sr. Leon Grupenmacher, e ao Presidente da Assembléia Legislativa, Exmo. Deputado Valdi Rossoni, PROVIDÊNCIAS URGENTES contra o aumento da criminalidade que assola nosso município e toda a região de fronteira especificamente nas seguintes reivindicações:
• Recompletamento do efetivo da Polícia Militar;
• Aumento do efetivo de investigadores da Polícia Civil;
• Instalação do policiamento de choque na Polícia Militar de Medianeira;
• Treinamento e nomeação de agentes penitenciários para a escolta de presos detidos na cadeia pública de Medianeira;
• Intensificação de patrulhamento das Patrulhas Escolar e Rural;
• Reativação da Patrulha Comercial;
• Recursos para instalação de Câmeras de Segurança na região central e nas vias de acesso ao município;
• Maior presença do Batalhão de Fronteira e da Força Verde para a Zona Rural;
• Implementação de Disk Denúncia integrado entre os órgãos de segurança;
Justificativa:
Medianeira é um município com aproximadamente 45 mil habitantes e está localizado dentro da faixa de fronteira com Foz do Iguaçu. As taxas de violência estão aumentando a cada ano e a insegurança está tomando conta da população. Os dados oficiais demonstram um crescimento de 43,2% nos casos de roubo, de 25 % nos de furto e de 500 % nas taxas de homicídio, no comparativo entre o primeiro semestre de 2013 e o mesmo período de 2014.O efetivo policial da Polícia Militar ou Polícia Civil, está muito aquém das necessidades para atender a população e o processo investigatório está sendo relegado, sem condições de conclusão. Com este sentimento de impunidade, os crimes aumentaram consideravelmente. Necessitamos providências urgentes deste governo porque manifestações estão sendo organizadas pela comunidade. Sabemos dos esforços do Governo Beto Richa em promover a segurança para todos os paranaenses, mas nossa região infelizmente é alvo de diversos ilícitos por estar próxima à fronteira, o que necessariamente exige uma maior atenção.
Medianeira, 03 de julho de 2014.
Fonte: