Entre os dias 11 a 19 de outubro, aconteceu uma missão Técnica Empresarial promovida pelo SEBRAE-PR ao Vale do Silício, nos EUA. Leandro Scalabrin, membro do Núcleo de Informática do Programa Empreender da ACIME, participou desta visita e relatou um pouco da sua experiência. “O Vale do Silício é um ecossistema de tecnologia e inovação que abrange vários municípios no estado da Califórnia entre eles San Francisco, Palo Alto, Santa Clara e San José. Foi no Vale do Silício, por exemplo, que foi construído os circuitos integrados para os computadores que guiaram à nave Apollo que levou o homem a lua”, comenta Leandro Scalabrin.
A visita auxilia no desenvolvimento das empresas ligadas ao setor. “Em minha opinião, todo empresário não importa o tamanho do seu negócio, deve no mínimo uma vez por mês visitar outro empresário para conversar sobre negócio, trocar experiências e conhecimentos. Esta missão proporcionou estar em um ecossistema de grande competitividade e alto grau de inovação e empreendedorismo, poder ouvir dos próprios CIO (Chief Information Officer) de grandes empresas como Microsoft e IBM como eles veem o futuro da tecnologia da informação e o que elas estão fazendo para construir e estar presente neste mercado futuro”, explica Scalabrin.
Leandro também observou um grande diferencial na questão cultural da população e empresas. “Uma cultura voltada para a colaboração, para o compartilhamento de ideias e conhecimento, espirito de comunidade. Uma cultura com foco em resolver problemas da sociedade e fazer dinheiro ao mesmo tempo. Os grandes empresários dispostos e acessíveis para ser conselheiros dos novos empreendedores com o objetivo de gerar mais empresas de alto valor agregado. O comprometimento de todos não importa a função, cargo na empresa ou comunidade, está sempre voltado ao resultado, ao crescimento, resolver um problema de forma simples, rápida e objetiva. Uma cultura que por padrão sempre espera o melhor de você até que você mesmo prove ao contrário, diferente daqui que perdemos muito tempo provando que somos capazes pela triste estatística de que é difícil acreditar e confiar nas pessoas e empresas, fruto da herança de uma cultura oportunista de alguns. Mas quero reforçar que as empresas brasileiras são muito capazes e com grande capacidade de inovar e ser competitiva tão quanto. O brasileiro por natureza é mais criativo com certeza. Esta criatividade e a crescente busca pela certificação da qualidade de seus produtos e serviços nos da a certeza que as empresas nacionais estão buscando seu espaço”, complementa Scalabrin.
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