(45) 3321-1449

Acit

quarta, 01 de julho de 2015

Acit recebe comitiva de Foz do Iguaçu

Objetivo foi conhecer o Escritório de Compras e outras ações

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), recebeu a visita de uma comitiva de representantes do Sebrae, da Prefeitura e do Conselho Regional de Contabilistas de Foz do Iguaçu, na segunda-feira (29/06). A visita do grupo teve por objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos no Escritório de Compras Toledo (ECT) e o andamento da implantação da Redesim no município.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Foz do Iguaçu, Paulo Cezar Tremarin, a iniciativa de vir a Toledo partiu da Prefeitura de Foz, em busca de novos conhecimentos e exemplos de ações bem-sucedidas. "Estamos saindo daqui com bastante informação relevante para aplicar em ações em Foz e o que mais nos chamou a atenção é a agilidade nos processos que há aqui. As Compras é o potencial que Toledo já está alcançando, onde já foi feita a leitura de dados dentro do município. É o que vamos levar de imediato, para mostrar ao empresário qual é o volume de recursos que saem do município e que Toledo já está tendo resultados", explicou.
O secretário também destacou e parabenizou a atitude dos envolvidos em Toledo, como a Acit, que não se importaram em compartilhar o conhecimento já adquirido com a experiência dos projetos. "É muito válido quando se aprende e se consegue transmitir os conhecimentos. Então Foz do Iguaçu está muito agradecida pela Acit e Toledo nos receber e também nos colocamos a disposição para receber Toledo para compartilharmos nossas experiências", comentou.
Referência
Para o diretor de Relações Institucionais da Acit, Jone Luiz Pasianot, a visita da comitiva reafirma o potencial e a referência que Toledo se tornou, principalmente em relação as ações que integram poder público e iniciativa privada toledana nas compras públicas. “Recebemos essa e outras visitas pois a implantação do Escritório de Compras de Toledo já está concluída e trazendo resultados. O modelo desenvolvido no município é o primeiro em nível nacional e teve sucesso devido a forma e estratégia utilizada, com a união do Sebrae, da prefeitura e entidades públicas instaladas no município e da Acit, por meio do Instituto Regional de Desenvolvimento (IDR)”, destacou.
Segundo Jone, as prefeituras e órgãos similares aos parceiros do projeto de diversos municípios estão vindo buscar informação sobre a experiência de Toledo e as dificuldades encontradas. “É muio bom Toledo contar com essa ferramenta, que auxilia no desenvolvimento local, aperfeiçoamento e inovação das empresas, visando empregar o potencial de mercado que é as compras públicas”. Jone ainda acrescentou que a adesão da ferramenta por outros municípios melhora o desenvolvimento de toda a região Oeste.“Manter os recursos que iriam para outros lugares na região estimula o progresso o desenvolvimento, a geração de renda e empregos e torna a região mais profissional”.
Desenvolvimento local
Já segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo de Toledo, José Augusto de Souza, é muito bom o Escritório de Compras instalado na Acit ser referência com relação ao atendimento do empresariado local. “Essa experiência que já está consolidada em Toledo agora passa para uma segunda fase, que é a expansão para novos municípios, que possam também fazer a sua economia local se multiplicar”. Para ele, a presença dos representantes de Foz do Iguaçu, conhecendo como que funciona as ações do ECT, é importante para que outros municípios possam adotar esse formato de dentro da comunidade local, e fazendo com que o empresário possa desenvolver e também realizar vendas substanciais para o próprio município.
"Essas parcerias entre entidades fomentam a economia da região porque assim se pode deixar de comprar grande parte das compras, geralmente feitas online, de outras regiões do país, pois o acesso fica mais fácil por meio das leis de incentivo. Isso auxilia no desenvolvimento local, gerando emprego, trazendo tecnologias e inclusive proporcionando uma assistência mais fácil e a solução de problemas mais dinâmica", afirmou José Augusto.
Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos