Braganey dá passo para reativar a sua associação comercial
terça, 18 de agosto de 2020
CACIOPAR
Empresários, líderes e autoridades de Braganey, município de perfil agropecuário a 40 quilômetros de Cascavel, participaram nesta semana de uma reunião importante para o presente e para o futuro da comunidade. Por meio do Líder Cívico, grupo de reflexões e trabalhos de âmbito regional, foi lançada a ideia de reativação da associação comercial de Braganey. A Caciopar e a Faciap, duas das principais forças associativistas do Sul do Brasil, participam do esforço conjunto.
A consultora da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Iraci Mataczinski, informou sobre o que é o associativismo empresarial, a estruturação do movimento e também quanto aos produtos e serviços disponibilizados às associações comerciais e empresas. O Paraná é um dos estados nos quais a mobilização é ampla e apresenta os melhores resultados. A Faciap, que integra 12 coordenadorias e quase 300 associações, é ligada em âmbito nacional à CACB, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. São mais de duas mil as Aces em atividade no País.
Palestra
Vinte pessoas participaram da reunião de sensibilização, entre elas o prefeito Odair Guerreiro Oliveira, o vice Valdir Zielinski, secretários, vereadores e empresários. O ex-presidente da Caciopar e primeiro presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario César Costenaro, fez palestra sobre Desenvolvimento local e competitividade das empresas. Mario afirmou: “Não somos uma ilha. Nossas carreiras e nossas empresas estão inseridas em ambientes que influenciam nossas vidas e nossos resultados. Por outro lado, elas também influenciam o ambiente externo”.
O empresário e arquiteto tocou em aspectos pertinentes ao cotidiano das empresas brasileiras. Citou inovação (mudança de comportamento), desenvolvimento local (transformação de ambientes) e competitividade, que definiu como um conjunto de ações com o objetivo de potencializar resultados. Mario pontuou alguns fatores de produtividade de recursos humanos: custos, domínio de habilidades específicas, disposição para cumprir ordens, ativo, participativo, iniciativa, raciocínio e discernimento. “Todas são ferramentas, desde que bem empregadas, decisivas ao sucesso de qualquer empreendimento”.
Sobre estratégias de atuação, o ex-presidente da Caciopar citou caminhos para o crescimento, visão atualizada e realista, identificação de riscos e oportunidades, e quanto a aspectos externos enumerou questões tributárias, regulatórias, políticas institucionais e burocracia. Dentro do capítulo de competitividade da empresa, Mario Costenaro falou aos presentes sobre capacidade de produção e entrega, marketing, base tecnológica e capacidade de inovação e questões sociais, com destaque para saúde, infraestrutura sanitária e gestão.
Governança
O Programa Oeste em Desenvolvimento surgiu de um movimento de várias forças organizadas regionais, entre elas a Caciopar. Por meio dela, além de um conjunto de estratégias e ações, são trabalhados pontos de fortalecimento do território. O tema governança desperta bastante interesse porque contribui para destacar e fortalecer vantagens competitivas da região, cidade e negócios.
Dentro dessa ótica, Mario falou sobre cultura do poder de transformação da governança e buscar a integração do maior número de instituições públicas e privadas; alinhamento de conceito – POD: desenvolvimento endógeno; conhecer-se, diagnóstico, indicadores; construção da ideia de futuro conjunto; priorização da participação, entre outros.
Mario mencionou ainda sobre senso de pertencimento e união na materialização de projetos de interesse comum, dois dos pilares do associativismo. Os presentes decidiram, depois das apresentações, que em duas semanas passam a articular medidas para o gradual processo de retomada das atividades da Associação Comercial e Empresarial de Braganey.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos