O presidente da Jucepar, Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, esteve na segunda-feira em Cascavel para encontro com empresários, diretores de associações comerciais e também com contadores. Acompanhado do presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado Paraná), Rainer Zielasko, ele informou sobre mudanças na gestão da Junta.
A finalidade da visita de Akel foi informar sobre o andamento do processo de informatização e de atualização dos serviços da Jucepar no Estado. Atualmente, a Junta Comercial conta com 61 escritórios em atividade em todas as regiões paranaenses, desses nove estão estabelecidos em cidades do Oeste. O principal objetivo das novidades, de acordo com Akel, é tornar ainda mais rápido e fácil o processo de abertura, de atualização e de fechamento de empresas.
Um dos desafios assumidos pela gestão de Akel à frente da Jucepar é reduzir o tempo de abertura de empresas no Paraná. “Na Junta, o procedimento costuma ser rápido, mas no geral demora em função da necessidade de uma verdadeira peregrinação por outros órgãos”. Com isso, o período de espera em alguns casos chega a dois meses.
Cinco dias
Uma das propostas da Jucepar, e que já começa a ganhar corpo no Estado, é a centralização dos serviços de emissão do CNPJ nos escritórios da Junta. “Assim, o requerente não precisará percorrer vários locais e esperar o prazo de cada um para colocar sua empresa em atividade. Com a unificação das informações e dos processos em um único lugar, a expectativa é diminuir o prazo para a abertura de empresas a apenas cinco dias úteis”.
Ardisson Akel informou aos contadores também que é possível emitir vários documentos on-line, pelo site da Junta Comercial do Paraná. A criação de mecanismos para acelerar e desburocratizar a abertura de novas empresas é uma antiga preocupação da Caciopar, diz o presidente da entidade, Sergio Marcucci. “Os avanços são necessários para a profissionalização de todos os processos”, segundo o presidente da Acic, José Torres Sobrinho.
Legenda
Akel durante encontro com contadores, na associação comercial. Participaram Rainer, da Faciap, Marcucci, da Caciopar, Torres, da Acic, e Guido Bresolin Júnior, presidente do Sicoob Credicapital
Fonte: Crédito: Assessoria