(45) 3321-1449

Caciopar apoia

segunda, 08 de setembro de 2014

II Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Congresso
Rodada de Cascavel reunirá representantes de 40 municípios da região
Durante evento que irá discutir as políticas de inclusão digital das regiões Sudoeste, Médio Centro e Oeste do Estado, será lançada a Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná.

Gestores públicos e representantes de 40 municípios da região Oeste e Sudoeste já inscreveram-se para a rodada de Cascavel do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que ocorrerá no dia 11 de setembro. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas no site http://congresso.redecidadedigital.com.br. A iniciativa, coordenada pela Rede Cidade Digital (RCD), tem o objetivo de estimular o surgimento de novas cidades digitais, fomentando o desenvolvimento econômico e social nas regiões do Estado. Levantamento feito pela RCD mostra que das 114 localidades abrangentes nas discussões do Congresso deste ano em Cascavel, 22 possuem projetos de Cidades Digitais.

O evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e é voltado para prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários, pesquisadores e todos os interessados no uso da tecnologia como ferramenta indutora ao desenvolvimento e ao crescimento dos municípios. De acordo com José Marinho, diretor da RCD, na rodada de Cascavel os participantes poderão conhecer as novidades do mercado em termos de tecnologia para implantação e aprimoramento dos projetos, bem como linhas de financiamento e políticas públicas na área.

Congresso lança Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná

Durante o evento, será lançada a Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná. Articulada pela RCD, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, a Rede Regional objetiva o compartilhamento de conhecimento técnicos e gerenciais em Tecnologia da Informação e Comunicação para os municípios, com enfoque na excelência administrativa e atendimento ao cidadão, tendo como finalidade o fomento ao desenvolvimento econômico e social das municipalidades envolvidas.

Na ocasião, as prefeituras oficialmente representadas poderão assinar o termo de adesão à iniciativa. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, a oportunidade de desenvolver um fórum permanente para a inovação municipal na região Oeste vem de encontro com a natureza empreendedora da região, transformando o Oeste do Paraná na primeira região digital do país. “No Oeste do estado, o ambiente para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que tragam melhoria na gestão e qualidade de vida para a população é bastante maduro, com grande entendimento das lideranças políticas para a importância do tema e grande incentivo popular para que a internet melhore a vida das pessoas através da atuação do Estado e da iniciativa privada. Estamos em um excelente momento de desenvolvimento e inovação na região”, destacou Marinho.

No lançamento da Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste, a Fundação PTI disponibilizará projetos de excelência na gestão para municípios. Também apresentará sua ferramenta de capacitação EAD (Educação a Distancia), que vem atender à grande demanda de qualificação de recursos humanos no serviço público municipal e também apresentar soluções em software livre e datacenter para prefeituras das regiões Oeste, Sudoeste e Cantuquiriguaçu.

A programação completa está disponível no site do Congresso.

A Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar) também apresenta, no evento da próxima semana, uma minuta de projeto de lei autorizando os prefeitos a criarem projetos na área. “Através do Cidades Digitais é possível aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas”, resume Marinho. O tema deste ano do Congresso é “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”, com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC da gestão municipal. A rodada de Cascavel é direcionada aos municípios integrantes da AMOP, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu.

Rodada de Curitiba - A primeira rodada regional foi realizada em agosto, em Curitiba, e reuniu cerca de 170 pessoas, representando 50 diferentes localidades. O evento contou com a participação de especialistas e da secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. Depois de Cascavel, será realizada mais uma rodada regional. Será em Londrina, dia 9 de outubro. As três rodadas (Curitiba, Cascavel e Londrina) fornecerão subsídios para a etapa estadual do II Congresso, que será dias 27 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu
Fonte:

Galeria de Fotos