Congresso
Rodada de Cascavel reunirá representantes de 40 municípios da região
Durante evento que irá discutir as políticas de inclusão digital das regiões Sudoeste, Médio Centro e Oeste do Estado, será lançada a Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná.
Gestores públicos e representantes de 40 municípios da região Oeste e Sudoeste já inscreveram-se para a rodada de Cascavel do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que ocorrerá no dia 11 de setembro. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas no site http://congresso.redecidadedigital.com.br. A iniciativa, coordenada pela Rede Cidade Digital (RCD), tem o objetivo de estimular o surgimento de novas cidades digitais, fomentando o desenvolvimento econômico e social nas regiões do Estado. Levantamento feito pela RCD mostra que das 114 localidades abrangentes nas discussões do Congresso deste ano em Cascavel, 22 possuem projetos de Cidades Digitais.
O evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e é voltado para prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários, pesquisadores e todos os interessados no uso da tecnologia como ferramenta indutora ao desenvolvimento e ao crescimento dos municípios. De acordo com José Marinho, diretor da RCD, na rodada de Cascavel os participantes poderão conhecer as novidades do mercado em termos de tecnologia para implantação e aprimoramento dos projetos, bem como linhas de financiamento e políticas públicas na área.
Congresso lança Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná
Durante o evento, será lançada a Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste do Paraná. Articulada pela RCD, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, a Rede Regional objetiva o compartilhamento de conhecimento técnicos e gerenciais em Tecnologia da Informação e Comunicação para os municípios, com enfoque na excelência administrativa e atendimento ao cidadão, tendo como finalidade o fomento ao desenvolvimento econômico e social das municipalidades envolvidas.
Na ocasião, as prefeituras oficialmente representadas poderão assinar o termo de adesão à iniciativa. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, a oportunidade de desenvolver um fórum permanente para a inovação municipal na região Oeste vem de encontro com a natureza empreendedora da região, transformando o Oeste do Paraná na primeira região digital do país. “No Oeste do estado, o ambiente para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que tragam melhoria na gestão e qualidade de vida para a população é bastante maduro, com grande entendimento das lideranças políticas para a importância do tema e grande incentivo popular para que a internet melhore a vida das pessoas através da atuação do Estado e da iniciativa privada. Estamos em um excelente momento de desenvolvimento e inovação na região”, destacou Marinho.
No lançamento da Rede Regional de Cidades Digitais do Oeste, a Fundação PTI disponibilizará projetos de excelência na gestão para municípios. Também apresentará sua ferramenta de capacitação EAD (Educação a Distancia), que vem atender à grande demanda de qualificação de recursos humanos no serviço público municipal e também apresentar soluções em software livre e datacenter para prefeituras das regiões Oeste, Sudoeste e Cantuquiriguaçu.
A programação completa está disponível no site do Congresso.
A Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar) também apresenta, no evento da próxima semana, uma minuta de projeto de lei autorizando os prefeitos a criarem projetos na área. “Através do Cidades Digitais é possível aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas”, resume Marinho. O tema deste ano do Congresso é “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”, com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC da gestão municipal. A rodada de Cascavel é direcionada aos municípios integrantes da AMOP, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu.
Rodada de Curitiba - A primeira rodada regional foi realizada em agosto, em Curitiba, e reuniu cerca de 170 pessoas, representando 50 diferentes localidades. O evento contou com a participação de especialistas e da secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. Depois de Cascavel, será realizada mais uma rodada regional. Será em Londrina, dia 9 de outubro. As três rodadas (Curitiba, Cascavel e Londrina) fornecerão subsídios para a etapa estadual do II Congresso, que será dias 27 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu
Fonte: