Caciopar e Sebrae realinham eventos e ações de parcerias por aperfeiçoamento
sexta, 17 de julho de 2020
Caciopar
A pandemia do coronavírus traz mudanças intensas ao cotidiano das pessoas, das empresas e das instituições. As medidas de restrição, estratégia empregada na tentativa de reduzir contágios e achatar a curva de casos, criam dificuldades adicionais ao setor produtivo. Os eventos presenciais têm sido substituídos por lives ou videoconferências e os programas de trabalho ajustados segundo uma nova realidade para o ano. É isso o que a Caciopar, coordenadoria que representa 46 associações comerciais, têm feito.
Nesta sexta-feira, a gerente da entidade, Rosane Schulz Ferreira e a colaboradora Elisabeth Gomig de Souza, estiveram reunidas com a consultora do Sebrae Elisangela Rosa. A finalidade do encontro foi realinhar ações e eventos da Unicaciopar (Universidade Associativista do Oeste do Paraná), principalmente aquelas desenvolvidas em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Paraná. “Tivemos um encontro bastante proveitoso, que permitiu repensar e ajustar o calendário de eventos voltados ao aperfeiçoamento de diretores da Caciopar, de associações comerciais, empresários e colaboradores”, diz Elisabeth.
Algumas atividades já estão ocorrendo, e outras como treinamentos sobre Inter desenvolvimento, o ciclo Inteiras para Liderar e o projeto Conexão Liderança, tiveram sua estruturação reconfigurada. “Há também parcerias nas quais o Sebrae se integra ao calendário de atividades da Caciopar Mulher e da Caciopar Jovem, que também experimentam mudanças para se conectar aos imprevistos que os reflexos da pandemia trazem principalmente ao Oeste do Paraná desde março”, observa Rosane. O objetivo é que as programações sigam seu curso, mas empregando ferramentas diferentes para que ocorram com total segurança.
Rotas
Uma das atividades mais importantes da parceria entre Unicaciopar e Sebrae é o projeto Rotas, destinado a diretores da Coordenadoria e de associações comerciais. Ele vai acontecer por meio de plataforma digital, com dois encontros em setembro e dois em outubro. A programação prevê os seguintes assuntos: transforme sua reunião em algo que vale a pena, estilos comportamentais e formação de equipes de trabalho, comunicação assertiva e estratégias de poder e influência.
O encontro desta sexta-feira possibilitou ainda tocar em pontos de outra ação conjunta, a campanha Oeste Compra Oeste, que conta com o apoio de inúmeras entidades produtivas da região. O foco dela é mostrar a importância do comércio local, responsável pela geração de empregos, circulação de dinheiro na economia e geração de riquezas. “Dessa vez, falamos de estratégias para inserir as indústrias na proposta e como as associações comerciais podem, a partir dos materiais já distribuídos, participar ativamente de amplo trabalho de mobilização”, segundo Elisangela.
Galeria de Fotos