(45) 3321-1449

Caciopar realiza mais de 90% de ações previstas em planejamento

terça, 17 de novembro de 2020

CACIOPAR

Apesar das particularidades criadas pela pandemia do coronavírus neste ano, a gestão de 2018/2020 da Caciopar apresenta bons resultados em favor do associativismo do Oeste do Paraná. É isso o que mostrou, na noite de segunda-feira, na Acic, em Cascavel, encontro de diretores com a função de analisar o planejamento estratégico da gestão sob o comando do presidente Alci Rotta Júnior e do vice Flávio Furlan. 
Vinte e uma grandes ações foram pautadas como fundamentais há dois anos  e oito meses e elas se desdobraram em mais de 100 atividades. “Felizmente, mesmo com os percalços de 2020, conseguimos realizar mais de 90% do que foi alinhado”, afirma Alci. O presidente agradeceu o empenho e a colaboração de todos e disse que a crise e as dificuldades ensinam muito sobre persistência, perseverança e união, alguns dos fundamentos balizadores da atuação de entidades com o perfil da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná.

Grupos
Depois da apresentação e aprovação dos números financeiros da entidade, 13 grupos detalharam as ações sob sua responsabilidade e os encaminhamentos dados nesses mais de dois anos. Alci deu destaque às moções, reivindicações estruturais da Caciopar dirigidas aos mais diferentes órgãos governamentais, sinalizando ao atual estágio de cada uma. A Coordenadoria segue cobrando as reformas tributária, administrativa e política e está atenta aos avanços em ações na área ferroviária, de sanidade animal e de energias renováveis. 
Alguns dos pedidos foram encaminhados pela Caciopar em parceria com o POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento. “Há conquistas na área sanitária, como da criação de um novo bloco do Sul e sua declaração de área livre da peste suína clássica (em breve virá também da peste suína africana), e da declaração do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, de acordo com o vice do POD Elias Zydek. Quanto à expansão ferroviária, com novos trechos de Maracaju (MS) a Cascavel e de Guarapuava a Paranaguá a previsão é de licitação das obras em no máximo um ano.
Alci destacou o papel das associações comerciais nas articulações para reduzir os impactos da pandemia no setor econômico. “Além de contribuir para preservar a vida, as Aces agiram para manter empresas e empregos”. A partir desse momento, representantes de cada um dos grupos de trabalho apresentaram o que realizaram nos últimos dois anos. As quatro microrregionais da Caciopar fizeram planejamentos, oficinas sobre associativismo, reuniões, palestras e análise do portfólio de serviços que passarão por padronização e criação de um catálogo explicativo.
A Caciopar Mulher realizou, entre outras ações, atividades referentes ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer, realização da quinta edição do Prêmio Mulher Empreendedora e atividades desenvolvidas em conjunto com a Faciap Mulher.
Também apresentaram o balanço de seus trabalhos a Caciopar Jovem, Unicaciopar, áreas de Desenvolvimento Territorial, Campanhas, Marketplace, Energias Renováveis, Eventos, Programa Empreender e reformulação de estatutos. “Foram dois anos de muito trabalho e de grandes contribuições ao contínuo processo de desenvolvimento do Oeste do Paraná, uma das regiões que mais produzem no País”, segundo o ex-presidente Khaled Nakka.

Eleição
O encerramento das atividades do ano e da gestão de Alci Rotta Júnior será na noite de 4 de dezembro, também em Cascavel. Na ocasião acontecerá a eleição da nova diretoria para o biênio 2021/2022. Como é tradição, o vice, Flávio Furlan, deverá ser confirmado na presidência da Coordenadoria.

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos