A Prefeita em exercício Ivone Barofaldi participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, para início das obras de revitalização da Ponte Internacional da Amizade na tarde desta terça-feira (23), nas dependências do DNIT em Foz do Iguaçu.
A solenidade contou com a participação do Ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio, o Ministro das Telecomunicações Paulo Bernardo, o Superintendente do DNIT do Paraná, José da Silva, o Diretor Executivo do Codefoz Dimas Bragagnolo, o Vice Presidente do Codefoz, Jorge Samek , o Presidente da Câmara, José Carlos, o Presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, Representantes das Autoridades do Paraguai, demais autoridades e imprensa local.
O Diretor Executivo do Codefoz , Dimas Bragagnolo mencionou o sucesso do primeiro projeto concreto do Codefoz. “Nós conduzimos o trabalho, o DNIT abraçou a causa e hoje estamos colhendo o fruto desse trabalho em conjunto,” destacou.
“Esperamos que com essa obra a Ponte Internacional da Amizade passe a ser um símbolo de que as coisas estão mudando para melhor em nossa cidade, salientou o superintendente da Itaipu Binacional Gilmar Piolla.
Para que as obras tenham andamento e o tráfego da Ponte não seja prejudicado, está sendo traçado um Plano com o DNIT, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal para que seja possível conciliar as obras e o tráfego diário na Ponte.
Ivone Barofaldi comentou sobre a necessidade da reforma que vem sendo incansavelmente debatida pela sociedade civil. “Nossa Ponte precisa dessa reforma, nos unimos, solicitamos e fomos atendidos, agora ganharemos um novo cartão postal, esse é um grande trabalho da sociedade organizada junto à união”, disse a Prefeita em exercício.
De acordo com o Ministro dos Transportes, as obras começam a partir da assinatura da ordem de serviço. “Prevemos gastar cerca de 10 milhões nesta reforma, é um serviço que está previsto para um ano. Haverá todo um trabalho de conservação da estrutura da ponte, substituição do piso em pavimento rígido, pelo menos 35% do piso será reconstruído, além da pintura, das passarelas e o gradio que também será recuperado. Posso adiantar que teremos uma ponte muito bonita, sabemos o quanto essa reforma é importante para Foz do Iguaçu que tem um apelo turístico muito forte no Paraná”, declarou.
Em relação à construção da segunda ponte, o Ministro salientou que a empresa contratada foi autorizada e está trabalhando para fazer o detalhamento de projeto. “Estamos trabalhando junto ao IBAMA, é muito importante salientar que todos os aspectos relacionados ao acesso da ponte foram encaminhados ao IBAMA, para que possamos obter a licença prévia. A nossa expectativa é que até o final do ano, com todos os aspectos de anteprojeto resolvidos teremos a licença concedida, enfim, está tudo andando dentro das nossas expectativas”, afirmou o Ministro.
De acordo com o engenheiro do DNIT Vicente Veríssimo, para maior segurança, os pedestres serão separados dos veículos com a colocação de uma grade interna na via, a previsão é que as obras iniciem até o dia 1º de outubro.
Fonte: Site: Prefeitura da Foz