Diante dessa crise que afeta todos em todas as direções, das pessoais às profissionais, precisamos ser rápidos em mudar nossos hábitos e criar novas formas de trabalho e de gestão de equipes.
Muitas empresas adotaram regime de trabalho remoto, o famoso home office. A equipe inteira ou parte dela (os grupos de risco) foi convidada a trabalhar em casa. Medida mais que apropriada para conter a disseminação do COVID 19.
Bom, e agora? Como fazer a gestão da equipe? Como saber se estão trabalhando? Como vou saber se estão sendo produtivos, dormindo ou passeado? Será que irão usar o laptop da empresa apropriadamente?
São perguntas legítimas, mas que fazem parte de um mundo off line e de um estilo de liderança de comando e controle.
Com isso, temos uma enorme oportunidade para repensar o modelo de liderança e praticar novas formas de liderar em que prevaleça a autonomia a responsabilidade e a cooperação.
Eu tenho uma filha que faz home office a dois anos e se reporta diretamente às lideranças que estão nos Estados Unidos, e parte da equipe está espalhada em diversos continentes. Busquei nessa experiência, que acompanho mais ou menos de perto para extrair algumas práticas que podem nos ajudar nesse desafio.
- Definição de objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, e com tempo certo para serem concluídos) para o trabalho remoto - Os colaboradores que estão em home office devem ter clareza do que é esperado em relação a suas entregas no período do afastamento presencial, isso traz segurança e objetividade na organização da rotina de trabalho.
- Estabelecer em comum acordo com o colaborador as atividades prioritárias a serem desempenhadas e o cronograma das entregas;
- Disponibilizar os recursos necessários (tecnológicos, informações, etc.) para desenvolver a atividade;
- Oferecer apoio técnico para o desenvolvimento da atividade, como conversas com o gestor ou com outros especialistas da equipe, sempre que necessário.
- Definir em quais canais digitais os gestores e a equipe pode ser acessada.
- Caso o colaborador não tenha nenhuma prioridade, porque o seu trabalho faz parte de uma atividade que está temporariamente suspensa, o gestor deve discutir com ele como esse tempo poderia ser bem aproveitado e criar alternativas de estudo, desenvolvimento ou de atividades que possam contribuir para a equipe. Podem ser, por exemplo, propostas alternativas de trabalho em duplas virtuais, no sentido de ajuda mutua em projetos que estejam em andamento.
2. Procedimentos de gestão:
- Estabelecer data e horário para conversas exclusivas com cada colaborador em home office, não passando de 3 dias de intervalo cada reunião.
- Evitar convocar o funcionário de surpresa para uma reunião. Isso gera ansiedade desnecessária no colaborador. Lidere pela confiança.
- Criar um formulário com check list ou perguntas a serem respondidas pelo colaborados com antecedência à conversa virtual on line com o gestor, para que reunião seja mais objetiva e que as questões possam ser debatidas em conjunto. Essa lista inclui questões de ordem técnica referente a atividade combinada, até questões de ordem pessoal, de como a pessoa está se sentindo e se apresenta alguma necessidade pessoal.
- É muito importante o gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo.
- Estabelecer uma agenda predefinida para reuniões coletivas com todos os membros da equipe com o objetivo criar momentos de interação, em que cada um possa dizer brevemente o que está fazendo e como está se sentindo.
- Manter a equipe informada com as novas estratégias da empresa.
- Procure deixar todos informados das estratégias, diretrizes e decisões no mesmo momento, tanto para os que estão presencialmente, quanto para os que estão em casa. Isso evita o sentimento de exclusão.
3. Incentivo e Motivação- papel do gestor oferecer palavras de incentivo e otimismo, focando em aspectos positivos e de esperança de tempos melhores.
Gostaria de propor aqui que você compartilhasse a suas boas práticas e também as suas preocupações e dúvidas a esse respeito.
Com a esperança de tempos melhores, desejo que este conteúdo seja útil para você!
Um abraço
https://comunidadesebrae.com.br/polo-de-lideranca/como-fazer-a-gestao-do-trabalho-remoto-home-office-1?fbclid=IwAR32lSYlAPHfA_ngT_Fsc3W0F1Jx0G4VJHVtjfYMs_GEWn5wDmKJJS44UZg
Fonte: Fonte: Comunidade Sebrae