(45) 3321-1449

Cooperativa abre novas possibilidades às energias renováveis no Oeste do PR

quinta, 08 de outubro de 2020

Caciopar

As energias renováveis ganham espaço e simpatia nos mais diferentes lugares do mundo. E no Brasil não é diferente. Criada há menos de dois anos, a Paraná Energia é uma cooperativa voltada à distribuição de energia a partir de usinas de biogás, solar fotovoltaica, centrais hidrelétricas ou outras fontes renováveis. Diretores, executivos e empresários ligados à Caciopar e a associações comerciais da região participaram de encontros para conhecer mais sobre o projeto e são convidados a se integrar e cooperar a uma iniciativa de perspectivas extraordinárias.

O tema, apresentado pela diretora executiva Yonara Medeiros, dá detalhes do funcionamento da cooperativa. Quem participa das reuniões on-line recebe informações gerais sobre o empreendimento, uma forma também de, a partir de uma parceria em estruturação, gerar mais receita à Coordenadoria e às associações comerciais integradas. Ao mesmo tempo em que dá explicações gerais sobre o projeto, Yonara ressalta o bom momento das energias alternativas, um mercado em forte expansão no Brasil e no mundo.
A vice-presidente de Serviços da Caciopar e coordenadora da Comissão de Energias Renováveis, Sueli Barbieri da Silva, além de participar dos encontros buscou informações adicionais sobre o projeto e o considera viável e interessante aos empresários. “É uma solução inteligente, principalmente às empresas de menor porte estimuladas a economizar e a tornar seus processos mais dinâmicos e eficientes”, segundo Sueli. O presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, também considera o elevado potencial da parceria: “Não há dúvida de que a produção sustentável, nos mais diferentes campos produtivos, torna-se uma moeda valorizada e observada pelos consumidores”.

O projeto
Nos encontros com diretores, executivos e associados da Caciopar, Yonara Medeiros apresentou informações importantes sobre a Paraná Energia e de como opera. Ela falou sobre como a energia chega aos associados: “Os créditos de energia são compensados nas faturas dos cooperados. Ele recebe créditos conforme perfil de consumo”. E citou exemplos, entre eles um de consumo médio de 5000kWh/mês, que gera economia estimada de R$ 599,10 por mês ou de R$ 7.189,20 por ano.
A diretora executiva disse que a cooperativa faz toda a negociação e encaminha os procedimentos junto à concessionária.  Entre as vantagens ao cooperado, ela citou dispensa de instalação e manutenção de equipamentos, taxa de desconto com aumento progressivo, proporcional ao crescimento da empresa e gestão dos ativos de energia sob responsabilidade da cooperativa.

Como ser cooperado
É simples se tornar cooperado e participar do processo de expansão projetado pela Paraná Energia para os próximos anos. Basta entrar em contato com a Caciopar por intermédio da associação comercial da cidade, posteriormente preencher a ficha de matrícula e integralizar o capital. O cooperado então recebe cópia do Estatuto Social e do Regimento Interno, os quais passará a respeitar. O cooperado, segundo Yonara, segue ainda a Política de Contratação de Prestação de Serviços de Geração e Distribuição de Energia da cooperativa. E no caso de o cooperado não ter mais interesse em fazer parte dela, deverá então pedir desligamento. O cessamento do fornecimento de energia deve ser solicitado com 90 dias de antecedência.
Para uma empresa se tornar cooperada ela precisará apresentar os seguintes documentos: cópia do contrato social e documentação dos sócios. Já a pessoa física terá de apresentar cópia dos documentos pessoais do titular da fatura (CPF e RG – não vale habilitação) e cópia atualizada da conta de luz (fatura da Copel) da UC que vai receber a energia.

--

Comissão de Energias

A Comissão de Energias Renováveis da Caciopar é formada, além de Sueli Barbieri da Silva, pelos coordenadores das quatro microrregionais da Coordenadoria: Reni Fernande Felipe, Lara Beatrice Biezus, Lucas Ghellere e Gerson Froehner.

--

A Paraná Energia

A cooperativa de energias renováveis existe há menos de dois anos e em fevereiro de 2019, durante a 32ª edição do Show Rural Coopavel, foi constituído o Conselho Consultivo. Originalmente chamada de Cooperoeste, em março último ela teve seu nome alterado para Paraná Energia e é presidida por Lucio Richen, Socio na empresa 3DI Engenharia LTDA.

 

 

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos