Ação é do Sicoob e envolve empresários e comunidade
Com a proposta de proporcionar entretenimento e disseminar a cultura cooperativista, Toledo recebeu a peça teatral “A cidade que renasceu”, em duas apresentações nas noites de sexta-feira (25) e sábado (26). A ação foi promovida pelo Sicoob Oeste e Instituto Sicoob, no Centro Cultural da Grande Pioneiro e no Green Hall, no Jardim Coopagro.
Com bom humor e criatividade, a peça teatral, encenada pelo Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, chama a atenção para a realidade de uma cidade que mudou após a implantação de uma cooperativa. Apresenta a história real de São Roque, no interior de Minas Gerais, pequeno município que 20 anos atrás estava morrendo por falta de desenvolvimento econômico. Com a criação de uma cooperativa de crédito ocorreu a grande mudança: a autoestima da população foi recuperada e o crescimento foi retomado. Hoje a cidade, que fica na Serra da Canastra, é rica e próspera e a cooperativa fez a diferença.
Conforme a diretora do Sicoob Oeste, Solange Martins, em iniciativa do Instituto Sicoob a peça teatral está sendo levada para mais de 20 municípios paranaenses e mostra a força do cooperativismo. “A ação faz parte dos princípios cooperativistas, nos quais procuramos promover a educação e informação às comunidades onde atuamos. Além de levar a cultura, por meio do teatro, agrega algo mais, como a peça teatral, unindo entretenimento ao ensino cooperativista”, destaca a diretora.
A repercussão tem sido muito boa. “As pessoas que assistem gostam do tom de humor, se distraem, se divertem e ficam motivadas. Fica também o ensinamento, de que cooperar sempre é bom”, completa Solange.
Para o empresário e coordenador do Núcleo Multissetorial da Grande Pioneiro, Adaildo Cassimiro, a peça teatral foi ótima e transmite muito bem o espírito cooperativista. “Fica o aprendizado muito importante para qualquer pessoa e principalmente para os pequenos empreendedores, de que precisamos acreditar e apostar no cooperativismo para crescer”, comenta.
Os empresários e integrantes do Núcleo, Mari Kulik e Airton de Paula, consideraram a apresentação excelente. “É uma peça bem humorada e traz ensinamentos importantes. Traz entretenimento e lições de vida e vemos que o cooperativismo é o caminho para todos nós da comunidade, aos pequenos empreendedores, e todos temos que abraçar esta causa”, afirmam.
Fonte: