(45) 3321-1449

Curso capacita formadores

terça, 08 de abril de 2014

Curso capacita formadores com foco no desenvolvimento territorial


Na busca de estratégias cooperadas para promover o desenvolvimento, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) sedia o Curso de Formadores em Desenvolvimento Territorial, executado em parceria com o “Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social – ConectaDEL”. A cerimônia de abertura para o lançamento do curso será realizada neste sábado (05), às 8h30, no PTI.

O PTI faz parte do ConectaDEL – programa realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin) – desde que uma parceria foi firmada entre as instituições em agosto de 2013. O objetivo é formar quadros técnicos e capacitação de gestores de políticas no Oeste paranaense.

Entre as ações previstas no projeto com o BID está a realização do Curso de Formadores, que é promovido em parceria com a Itaipu Binacional, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

De acordo com o coordenador do projeto, Cristian Jair Aguilar, a iniciativa visa apoiar o fortalecimento das capacidades de gestão integrada, de caráter público-privado, dos processos de desenvolvimento econômico local sustentável do país. Participam do curso membros de associações comerciais, cooperativas, organizações não governamentais, prefeituras, acadêmicos e professores universitários, dentre outros participantes do oeste do Paraná e também representantes do Paraguai.

O curso

Dividido em seis módulos, o curso abordará temas como estratégias do desenvolvimento territorial, gestão pública, capital social e governança, projetos de integração produtiva, entre outros. O primeiro módulo foi ministrado no último sábado (29), pelo professor Jandir Ferrera de Lima, que discutiu o tema “Enfoque do Desenvolvimento Territorial”.

Um dos diferenciais do curso é que os fóruns de debates ocorrerão em plataforma virtual, o que contribuirá para o diálogo e para compartilhamento de conhecimentos, experiências e aprendizagens. Os textos dos cursos estarão disponíveis na plataforma virtual e no observatório do programa (www.conectadel.org/observatorio-conectadel/). O material desenvolvido pela plataforma virtual será utilizado inicialmente para a rede de especialistas, alunos dos cursos e posteriormente para o público.

“A capacitação apresentará ferramentas teóricas e práticas que permitirão aos participantes atuarem como facilitadores nos processos de desenvolvimento territorial no oeste do Paraná, sendo esta a área de abrangência do projeto”, explicou Jonhey Nazario Lucizani, gerente de Desenvolvimento Territorial, da Fundação PTI.

Para o assessor do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Herlon Goelzer de Almeida, planejar o desenvolvimento territorial da região é o desafio dos gestores locais. “Para isso, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu com parceiros estão desenvolvendo um conjunto de conhecimentos, instrumentos e ferramentas que potencializam o desenvolvimento territorial, dentre eles, destacamos a formação e capacitação, que está sendo oportunizada por essa parceria com BID”, pontua.
Fonte:

Galeria de Fotos