O empresário e corretor de seguros José Torres Sobrinho foi reeleito por aclamação, na noite de quinta-feira, para mais um mandato como presidente da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A única chapa inscrita no prazo regulamentar, União, Amor e Independência, é praticamente a mesma que foi eleita há um ano. O mesmo ocorreu com o Conselho Deliberativo, que tem à frente o advogado Luciano Braga Côrtes.
Logo após a aprovação unânime da chapa, que mantém na vice-presidência Alci Rotta Júnior, o diretor de Comunicação Social, Caio Gottlieb, falou sobre o desafio, a responsabilidade e também a oportunidade de aprendizado que é participar da Acic. "Só quem vive essa experiência sabe da enorme responsabilidade, principalmente do presidente, que precisa agir com desprendimento e fazer sacrifícios pessoais e até profissionais para bem atender aos inúmeros compromissos que a entidade exige".
O ex-presidente da associação comercial, Valdinei Antonio da Silva, afirmou que a Acic sempre pautou a sua atuação pelas grandes lutas locais e regionais, que foram intensificadas na primeira e ganharão ainda mais impulso na nova gestão de Torres e Rotta. Valdinei fez menção especial à viabilização do projeto do ramal da Ferroeste ao interior do Mato Grosso do Sul e de trazer à região a Norte/Sul. "A criação de um grande entroncamento ferroviário vai definir o desenvolvimento de Cascavel e do Oeste pelas próximas décadas", de acordo com ele.
Já o presidente do Conselho Superior da Acic, Marcos Roberto Teixeira, ressaltou a bela gestão de Torres e de seus diretores e desejou sucesso à nova. Ele citou a importância do trabalho voluntário, que demanda tempo, da enorme responsabilidade que é estar à frente da entidade e de suas compensações, principalmente no campo da conquista de novos conhecimentos. Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo, Luciano Braga Cortês, cumprimentou Torres, Alci Rotta Júnior e os diretores que compõem a chapa.
Braga Cortês afirmou que a Acic é a entidade das grandes bandeiras e das grandes lutas em favor do Oeste do Paraná. Ele disse sentir-se honrado em participar de uma entidade tão ativa e que ajuda a região a somar resultados tão expressivos. Em referência à recente visita do pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, o presidente do Conselho Deliberativo informou que esses contatos são importantes, porque mostram aos grandes líderes da política nacional o Oeste e a sua importância econômica no contexto brasileiro.
"O Eduardo Campos já sentiu na pele duas de nossas carências: não ter um Aeroporto Regional, porque não pôde descer em Cascavel e foi para Foz do Iguaçu e de lá veio de carro, trafegando também em trecho de pista simples da BR-277, considerada uma das rodovias mais perigosas do País", ressaltou Luciano Braga Cortês.
Muito trabalho
Já na condição de presidente reeleito, José Torres Sobrinho agradeceu aos associados pela confiança e fez agradecimento especial aos diretores e aos colaboradores da Acic. Ele ressaltou que a razão de a entidade existir é de atuar com todas as suas forças pela defesa da livre iniciativa e em constantes contribuições pelo fortalecimento do seu quadro associado. "A associação comercial pavimentou uma trajetória sem igual nos seus 54 anos de história, com sua consolidação e com grandes vitórias ao setor produtivo e também a uma das regiões que mais crescem no Brasil".
Devido ao seu trabalho sério, fruto da colaboração de sucessivas diretorias, a Acic não é reconhecida e respeitada apenas em Cascavel e no Oeste, mas em todo o Paraná, ressaltou o presidente reeleito. Com mais de 3,2 mil empresas associadas, ela é a segunda entre as 294 Aces integradas à Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. A posse dos novos diretores será no dia 29 de maio, às 18h30, na própria Acic.
Fonte: César Machado/Vale Press