(45) 3321-1449

Faciap

quinta, 20 de novembro de 2014

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, fez a palestra magna de abertura da Convenção

Os três pilares centrais do associativismo e a importância desse modelo de cooperação como instrumento de prosperidade às suas comunidades. Essa foi a tônica da palestra magna de abertura da 24ª Convenção Anual da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) com o presidente Rainer Zielasko.
Para um público formado por cerca 1,3 mil empresários e líderes dos mais diversos setores organizados do Estado de outras regiões do País, Rainer falou sobre Associativismo de resultados. “Empregada adequadamente, essa ferramenta permite transformações profundas nas empresas e na economia das cidades”, afirmou o presidente, citando a profissionalização, a sustentabilidade e o desenvolvimento do território como elementos essenciais desse modelo de cooperação.
A 24ª Convenção Anual da Faciap marca também o fim de quatro anos da gestão de Rainer e de sua diretoria, um período de várias transformações na condução de uma das mais importantes entidades do setor produtivo do Estado. A profissionalização das associações comerciais integradas à Federação ocorre por meio de cursos e treinamentos. O programa Capacitar levou ao interior uma proposta de gestão pautada na eficência e em resultados.
A meta da profissionalização é tornar as associações comerciais mais atrativas às empresas. “É na sua entidade que o empresário precisa encontrar as respostas às necessidades e aos desafios que o cotidiano apresenta”, conforme Rainer. O segundo pilar é a sustentabilidade. Hoje, a Faciap conta com um leque de 12 produtos e serviços e outros três estão em processo de implantação.
Entre os principais estão a Base Centralizadora Faciap de de Proteção ao Crédito, criada há menos de três anos e que já alcança 700 mil consultas/mês. De 170, hoje são 250 as associações integradas em todo o Paraná. “O crescimento é de 10% ao ano”, segundo o presidente da Faciap. Outro é a Certificação Digital, serviço da Federação que é referência ao Brasil. Com mais de cem pontos de atendimento, a rede alcançou quatro mil certiicados emitidos apenas em outubro.
Território
O terceiro pilar de sustentação da cultura associativista, segundo Rainer Zielasko, é o desenvolvimento do território. Ele citou a experiência que já ocorre a partir do Oeste em desenvolvimento, lançado há dois meses. Pela primeira vez na história da região, as principais entidades e forças organizadas decidiram trabalhar juntas para potencializar indicadores sociais e econômicos. “Com a cooperação empresarial, indenpendentemente de quem esteja no poder, a comunidade crescerá e compartilhará prosperidade”, diz Rainer.
Parceiros
O presidente do Grupo RIC/PR, Leonardo Petrelli Neto, afirmou que os princípios empregados pelo associativismo, de trabalho, ética e desenvolvimento, são os mesmos compartilhados pela rede, que é parceira da Faciap na realização da Convenção. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski, o evento contribuirá para enriquecer a bagagem de conhecimento de cada um dos presentes.
João Paulo lembrou que o Sebrae é um dos grandes parceiros no processo de fortalecimento das empresas. No Brasil, são cerca de nove milhões e dois milhões de micros e pequenas assistidas pelo Sebrae. Já no Paraná, elas somam 600 mil, dessas 130 mil alcançadas pelos consultores e serviços disponibilizados pelo órgão. Ele fez referência também ao Programa Empreender, desenvolvido pelo Sebrae e disseminado pela Faciap. Por meio dele, empresas de um mesmos ramo, que até então eram concorrentes, passam a trabalhar juntas.
Em nome do governador em exercício, Flávio Arns, falou o presidente da Jucepar (Junta Comercial do Paraná), Ardisson Naim Akel. “O governo do Estado entende as urgências do setor produtivo, por isso, além de incentivos, leva serviços para mais perto de quem trabalha e produz”. Akel se refere ao funcionamento de escritórios da Junta em 62 cidades paranaenses. E em 90% delas, a Jucepar opera em parceria com as associações comerciais.
Homenagem
Durante a abertura, o presidente Rainer Zielasko fez homenagem à maior comitiva presente ao evento. A caravana é formada por dirigentes de entidades e de associações comerciais de vários municípios do estado de Rondônia.
Fonte: Foto: Kiko Sierich

Galeria de Fotos