(45) 3321-1449

GARANTIOESTE

quarta, 18 de maio de 2016

SGC FACILITA ACESSO DE EMPRESAS AO CRÉDITO

O Oeste do Paraná foi uma das primeiras regiões no Brasil a criar uma estrutura de suporte a empresas que, por um motivo ou outro, não têm acesso a linhas de crédito. É a Garantioeste, Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, que está em atividade há mais de cinco anos e que atualmente é a maior SGC do País. O diretor Odanir Guerra participou do encontro empresarial da Acic, na quinta passada, para informar sobre cartas de aval e crédito disponibilizados pela Sociedade e parceiros.
Odanir apresentou alguns números dos principais motivos que dificultam o acesso de empresas ao crédito. Em 40% das frustrações o problema é a falta de garantias reais. Em 16% dos casos, o impasse está no fato de o solicitante ter registro no Cadin/Serasa, em 12% devido à insuficiência de documentação, em 9% por inadimplência, em 7% dos casos o obstáculo reside em linhas de crédito fechadas e em 4% das vezes, conforme o diretor da Garantioeste, a dificuldade está na apresentação por parte da empresa de projeto considerado inviável.
O que é?
A Garantioeste foi criada a partir de um incentivo do Sebrae, que liderou todo o processo técnico de criação da SGC. O projeto foi realizado pelas associações comerciais de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, além do IDR-Oeste. O apoio vem da Caciopar e da Faciap e as instituições financeiras parceiras, que mediante a carta de aval liberam créditos, são BRDE, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, Sicoob e Sicredi.
A função de uma Sociedade de Garantia de Crédito é receber das empresas solicitações de crédito e, com o auxílio de uma equipe técnica especializada, analisar o processo e então fornecer carta de aval. Com o documento em mãos, o acesso ao dinheiro será amplamente facilitado nos bancos e cooperativas parceiras. Caso por algum problema a empresa não receba a carta de aval naquele momento, ela receberá orientações e até consultoria para que faça mudanças e então consiga o documento.
A SGC garante até 80% do valor da operação de crédito. O contrato mínimo é de R$ 4 mil e o máximo de R$ 90 mil, conforme Odanir. A Sociedade auxilia na redução das taxas de juros, ajuda a balizar o custo do dinheiro e contribui para fomentar a economia regional. Os benefícios diretos à empresa são: acesso a crédito mais barato, obtenção de recursos com prazos maiores, crédito orientado, consultoria e acesso ao mercado financeiro. A reunião na Acic tinha a presença de diretores do Sicoob Credicapital e Odanir aproveitou para citar a instituição dando exemplo de custos de uma das suas linhas de crédito, que, para pagamento em três anos, oferece taxa fixa de 1,8% ao mês. Há, no entanto, prazos em algumas operações que chegam a 60 meses.
A Garantioeste disponibiliza, em conjunto com os bancos e instituições financeiras integradas ao projeto, linhas para capital de giro, para investimentos puro e misto e também Cartão BNDES. Em Cascavel, a SGC mantém escritório na Acic. Mais informações podem ser conseguidas com Érico pelo telefone 3321-1465.
Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos