GPTW anuncia empresas filiadas à Acic com melhores ambientes para trabalhar
terça, 25 de agosto de 2020
ACIC
Um evento diferente mas nem por isso menos animado marcou, no fim de semana, o anúncio oficial de 11 empresas filiadas à Acic modelos em qualidade de ambiente para trabalhar. Pela primeira vez, as certificadas do Great Place To Work foram anunciadas a partir de uma plataforma virtual. Os trabalhos foram comandados pelo embaixador Hilgo Gonçalves e pelo colaborador Wellington Virgovino. A transmissão contou com a presença do presidente da associação comercial Michel Lopes.
Hilgo afirmou que o GPTW tem por missão contribuir com a sociedade, incentivando líderes a melhorar cada vez mais o ambiente para se trabalhar. “O Great Place To Work procura maximizar o potencial das pessoas, olhar para os valores e criar um ambiente de confiança”, disse o embaixador, citando o momento desafiador que todos estão vivendo. “Uma época que ninguém esperava que pudesse acontecer. E como sair fortalecido de um momento como esse?”, perguntou ele.
E a resposta é muito simples, seguiu Hilgo: “Colocando as pessoas no centro. As melhores empresas para se trabalhar são aquelas nas quais a liderança está comprometida com os colaboradores”. O embaixador citou também pesquisa feita com 90 mil colaboradores de 170 empresas de todo o Brasil que afirmaram que um ambiente saudável leva a um engajamento de 96% e crescimento de produtividade em 89%. “Bem cuidado, o colaborador se sente feliz, tem prazer de trabalhar na empresa, falta menos e adoece menos”.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Michel Lopes, agradeceu e destacou a importância da parceria com a GPTW. “Parabenizo todas as empresas que conquistaram esse selo que é diferencial competitivo dos mais valorizados. É fundamental que essas empresas sejam reconhecidas por investir em um ambiente saudável e produtivo de trabalho, reconhecendo a decisiva participação dos seus colaboradores no processo”.
Indicadores
A GPTW faz pesquisas de clima de trabalho em 90 países envolvendo dez mil empresas com 12 milhões de funcionários impactados. O escritório do Paraná, considerado o melhor da Great Place To Work no Brasil, é parceiro da Acic na aferição dos ambientes de trabalho desde 2018. Na associação comercial, as pesquisas foram aplicadas de agosto de 2018 a dezembro de 2019. A certificação obedece as seguintes categorias: 5 a 29 colaboradores, 30 a 99 colaboradores, 100 a 999 e acima de mil colaboradores. Das empresas ligadas à Acic foram ouvidas 2.542 pessoas.
Dos que responderam ao questionário, o que absolutamente sigiloso, segundo Virgovino, 53% foram homens. Do total de entrevistados, 23% têm até 25 anos, 30% de 26 a 34, 21% de 34 a 44, 9% de 45 a 54 e 17% mais de 55 anos. Do total, 86% disseram que esse (a empresa em que atuam) é um bom lugar para trabalhar. Os questionários, segundo o porte da empresa, têm entre 20 e 63 perguntas.
O trabalho contempla cinco dimensões integrantes da metodologia do GPTW, são elas: credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar negócios, respeito dos líderes com os funcionários, imparcialidade dos líderes em relação a todos os funcionários, orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa e camaradagem e sentimento de equipe. Um dos dados apurados mais importantes é o seguinte: 55% disseram que ficam na empresa por oportunidades de crescimento, 21% por qualidade de vida, 12% por alinhamento de valores, 7% por remuneração e benefícios e 2% pela estabilidade.
Virgovino citou que 95% disseram ter orgulho do tratamento recebido independentemente de suas opções ou orientações; 93% responderam que têm orgulho em dizer aos outros que trabalham ali; 92% informaram que se sintam bem-vindos quando entram na empresa; 92% têm orgulho do que fazem e 92% citaram que se trata de lugar seguro para trabalhar. Das empresas da Acic destacadas nesta edição 50% oferecem bolsa de estudos para cursos de idiomas; 80% para graduação e pós, e 50% para programas de coaching.
Vencedoras:
As empresas filiadas à Acic que acabam de ser certificadas pela GPTW são: de 5 a 29 colaboradores Enova e Sovis; 30 a 99: Brunetto Consultoria, Auditoria e Contabilidade, e Funcional Consultoria; de 100 a 999: AlfaCon Concursos Públicos, Cotriguaçu, Datacoper, Ghellere Transportes, Wealths Systems e Sicoob Credicapital, e acima de 1000, Festval.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos