Marca - Cantu quer fortalecer o seu território
sexta, 21 de fevereiro de 2020
Caciopar
Região formada por 21 municípios com 250 mil habitantes, a Cantuquiriguaçu busca meios de melhorar os seus indicadores. Ela está predominantemente no Centro-Sul do Estado, mas alguns de seus municípios pertencem ao Oeste e ao Sudoeste do Paraná. São, basicamente, de pequeno porte e têm a agropecuária como principal fonte de riquezas e empregos.
Com a intenção de priorizar seus principais recursos, líderes dos mais diversos setores organizados da região cumprem uma agenda de encontros – o mais recente aconteceu, nesta semana, no auditório da Prefeitura de Virmond. Com a presença de gestores públicos, diretores de associações comerciais ligadas à Cacicopar e Caciopar, membros de instituições de ensino e de cooperativas, a reunião tratou sobre pontos de um planejamento estratégico.
“É o início de um trabalho que promete ser intenso e de resultados promissores”, diz o empresário e coordenador da Microrregião 4 da Caciopar, Reni Fernande, que é de Quedas do Iguaçu. Os trabalhos seguem com algumas tarefas já alinhadas, como divisão de grupos, suas ações e metas. O planejamento, uma ferramenta que define diretrizes e indica meios de como alcançar os objetivos traçados, tem as experientes consultoras da Faciap, Iraci Mataczinski e do Sebrae, Elisangela Rosa, como colaboradoras.
Marca
Um dos consensos dos participantes se refere ao lançamento da marca do Território da Cantu. A finalidade é fortalecer e tornar produtos da região mais conhecidos e valorizados, dando assim mais visibilidade ao território e aos seus potenciais. A Cantuquiriguaçu é formada por um quadrante territorial que tem como referências os rios Cantu, Piquiri e Iguaçu. A região é de terras férteis, pequenas propriedades e inúmeros recursos naturais.
“Potencial para mostrar o que temos e o que somos nós temos. Basta organizar tudo isso e então definir as estratégias certas”, conforme Reni Fernande, animado com o envolvimento e o comprometimento do grupo. Especialistas em várias áreas contribuem para amadurecer aspectos e definir ações e projetos para o incremento econômico, e consequentemente social, da Cantuquiriguaçu.
Legenda: Encontro em Virmond que definiu alguns pontos do planejamento
--
Infográfico
21 municípios
250 mil habitantes
80% das propriedades ligadas à agricultura familiar
Municípios: Campo Bonito, Cantagalo, Catanduvas, Candói, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond
Galeria de Fotos