Municípios do Oeste fazem carreatas e Caciopar reforça posição pela reabertura
terça, 14 de julho de 2020
Caciopar
Empresários e colaboradores de empresas de municípios do Oeste do Paraná fazem nos últimos dias carreatas e ações manifestando seu descontentamento com o decreto estadual que instituiu o lockdown na região. A Caciopar, coordenadoria que representa 46 associações comerciais do Oeste, reforça seu posicionamento contrário ao fechamento e diz que os comerciantes, prestadores de serviços e empreendedores em geral têm feito sua parte para evitar, das melhores formas possíveis, o contágio pelo coronavírus.
As carreatas mais recentes reuniram grande número de participantes em Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Nova Aurora, Santa Lúcia e Vera Cruz do Oeste. “Precisamos sim combater o Covid-19, mas também devemos manter o comércio aberto. Não é justo que o comércio, apenas ele, seja punido pela pandemia. Não é o comércio que espalha a pandemia, mas sim, ajuda a combater”, destaca o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia, Rivelino Skura. “Temos feito tudo o que as autoridades de saúde pedem para combater a doença, por isso não é correto punir o comércio, que tanto emprega, com medidas tão duras”, acentua o presidente da Aciv de Vera Cruz, Khaled Nakka.
Ao longo das últimas duas semanas, diversas cidades se organizaram e fizeram manifestações contra a medida unilateral do secretário de Estado da Saúde Beto Preto. Entre outras ações estão distribuições de adesivos em apoio ao comércio e contra a paralisação e manifestações em redes sociais, que ao mesmo tempo em que reforçam cuidados de proteção contra a pandemia apelam para a sensibilidade das autoridades. “A Caciopar é contra o lockdown e espera que o governo não prorrogue o período de isolamento”, diz o presidente Alci Rotta Júnior.
Galeria de Fotos