A FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná, manifesta-se absolutamente contraria a invasão realizada pelo MST à Fazenda Araupel, localizada entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, vez que o ocorrido afronta liames constitucionais que devem ser protegidos e jamais afrontados, como é o caso do direito a propriedade, contido no art. 5º. XXII, da Constituição Federal.
Da mesma forma, a conduta realizada se demonstra em deveras gravosa, pois repudia um dos princípios fundamentais em que se calca a República Federativa do Brasil, disposto no art. 1º, inciso IV da Carta Magna, o qual seja, o da Livre Iniciativa.
A Empresa Araupel é uma inconteste contribuinte para o desenvolvimento econômico das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná há várias décadas, e a invasão coloca em risco mais de 2.000 (dois mil) empregos, resultando, sem sombra de dúvida, em efeitos econômicos nefastos para a região.
Assim, diante da realidade político-econômica que o Brasil enfrenta, movimentações como esta resultam em prejuízos, não só a empresas empreendedoras como é o caso da Araupel, mas a toda a sociedade, pois os danos que serão absorvidos pelos cidadãos comuns e cumpridores de suas obrigações civis e tributárias.
Desta feita, sendo a FACIAP defensora do direito a propriedade, da livre iniciativa e dos direitos e garantias constitucionais, refuta a invasão ocorrida, aguardando que a justiça seja aplicada neste caso de forma ágil e plena, reintegrando a posse da área invadida aos seus legítimos proprietários, e afastando possibilidade de que a empresa venha a encerrar suas atividades no Estado do Paraná.
Cordialmente.
RAINER ZIELASKO
Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - FACIAP.
Informações para a imprensa:
(41)3307-7007
Fonte: