(45) 3321-1449

O líder como agente de mudanças e transformações

sexta, 14 de agosto de 2020

CACIOPAR/SEBRAE

Liderança transformadora foi o tema central de apresentação, na manhã desta sexta-feira, ao grupo Líder Cívico, que retomou recentemente as suas atividades no Oeste do Paraná. O assunto foi apresentado pelo professor e consultor Jean Matos, que afirmou que liderança não é cargo ou função e sim comportamento.
Toda pessoa tem um propósito, uma causa e uma luta e essas condições são catalisadoras para a missão a ser cumprida. “O grande legado possível é contribuir para o desenvolvimento qualitativo do entorno”, segundo Jean. O líder tem o poder de mudar a cultura organizacional da empresa, o prefeito promove avanços substanciais à sua cidade, o gestor altera a face de sua equipe e presidentes de associações comerciais deixam traços profundos na história da organização.
Diante desse mundo tão conectado, o consultor lembrou da necessidade de estar ligado nos acontecimentos mundiais, porém precisa agir localmente. Jean Matos apresentou alguns números ao grupo, reunido em videoconferência: em 1950 o mundo era formado por 2,5 bilhões de pessoas, em 2000 por 5,5 bilhões, em 2020 por 7,8 bilhões e em 2050 serão 10,5 bilhões. Só daqui a 30 anos a curva demográfica mundial vai começar a ceder. Esse aumento populacional pelas próximas três décadas significa mais produção nos mais diferentes campos, que pode ser associada a oportunidades.
Com a apresentação de algumas imagens, o consultor observou como as transformações ocorrem rapidamente. Em 1987, grande parte do mundo sequer sabia do que se tratava a internet, que desembarcou no Brasil apenas em 1995. “E vejam o quanto as tecnologias passaram a influenciar as nossas vidas a partir de então”, reforçou Jean Matos. As novas tecnologias são catalisadoras de mudanças, mas é a liderança, o engajamento e o senso de pertencimento que atuam em conjunto por avanços estruturais e de qualidade de vida no território.

Provocações
Jean apresentou ao grupo algumas provocações capazes de levar a reflexões pertinentes e a novas posturas: o que estou fazendo que não precisa ser feito?, o que estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa?, o que estou fazendo que só eu posso fazer e o que eu deveria fazer que não estou fazendo? O consultor citou a colaboração de ações como o Programa Líder Cívico, formado por pessoas interessadas em se doar e em colaborar com o futuro melhor a todos.
O grupo é formado por líderes com atuação nos mais diferentes segmentos, como órgãos públicos, empresas e entidades. A consultora do Sebrae, Elisangela Rosa, falou do programa Oeste Compra Oeste e da necessidade de incentivo e de valorização do comércio local. Uma campanha de marketing, voltada principalmente a associações de pequenas cidades começa a ser desenhada, bem como a contratação de uma empresa especializada, para impulsionar os objetivos do Oeste Compra Oeste na região.
Quinze municípios participam do projeto Líder Cívico e a maioria deles é ligada, por meio de suas associações comerciais, à Caciopar. São eles: Lindoeste, Santa Lúcia, Boa Vista, Formosa do Oeste, Jesuítas, Braganey, Diamante do Oeste, Vera Cruz, Ouro Verde e São José das Palmeiras; Anahy, Iguatu, Iracema do Oeste, Ramilândia e São Pedro do Iguaçu.

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos