Paraná dá salto importante na área da segurança
sexta, 14 de dezembro de 2018
ACIC
O secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, participou na noite de quinta-feira como convidado especial da última reunião empresarial do calendário de 2018 da Acic. Reis informou que, diante dos avanços que têm ocorrido, o Estado dá saltos importantes no que se referente à segurança dos seus cidadãos. O secretário fez um balanço das principais ações da pasta durante os nove meses de gestão, integrada ao governo de Cida Borghetti.
Reis informou que a segurança está no anseio de toda a sociedade e essa é uma das ações com os serviços mais universais, porque alcançam a todos, indistintamente. O Paraná, afirmou ele, conta com corporações entre as mais organizadas e bem aparelhadas do País. Mesmo na região Oeste, de fronteira com o Paraguai e a Argentina, os resultados são muito bons. “E isso se deve também à unidade das forças policiais, que se reúnem, dialogam e trabalham juntas”, afirmou o secretário.
Julio Reis, que é de Cascavel, lembrou que há algum tempo atrás Cascavel chegou a registrar 250 homicídios em um único ano. E que nos primeiros seis meses de 2018 eles foram 25. “Essa redução resulta de um amplo e articulado trabalho dos comandos e das polícias. Aqui está um dos maiores índices de elucidação de crimes do mundo, na casa dos 85%”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública. E a tendência, com os avanços que o Paraná experimenta nos últimos anos, é de os índices serem ainda melhores no futuro. A presença de Sérgio Moro no Ministério da Justiça também será uma oportunidade de melhorias, ressaltou o secretário.
Projetos
O índice de homicídios registrados nos últimos anos no Estado está em queda em praticamente todas as cidades. Curitiba registra agora o menor dos últimos 11 anos. O Paraná também passa a contar com uma força específica de combate à corrupção e com um centro integrado de inteligência. Estão em atividade três colégios militares e outros dois entrarão em funcionamento no ano que vem. O delegado-chefe da 15ª SDP, Nagib Nassif Palma, ressaltou os trabalhos de Júlio à frente da Secretaria e disse que não é comum um delegado, que é um técnico da área, assumir um posto tão estratégico.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o empenho de pessoas como Júlio contribui para avanços determinantes. Ele agradeceu e desejou sucesso ao secretário, que deixa a função em primeiro de janeiro de 2019, com a posse do novo governo. Os presidentes da Acic, Edson José de Vasconcelos, e da Caciopar, Alci Rotta Júnior, também destacaram a dedicação e os resultados da gestão de Júlio Reis à frente da Secretaria e entregaram a ele uma placa em reconhecimento e gratidão pelos bons serviços prestados à comunidade do Oeste e do Paraná.
Galeria de Fotos