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Saiba o que a Acic tem feito a favor das empresas na crise contra o coronavírus

segunda, 30 de março de 2020

ACIC

Há 60 anos, a Acic atua em favor das empresas e do setor produtivo local. E nos momentos de crise, que foram muitos nessas seis décadas, ela intensifica ainda mais os seus trabalhos. Neste momento único, diante dos efeitos gerais provocados pelo coronavírus, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel mantém-se ativa, participativa e vigilante.

Seus diretores e parte de seus colaboradores atuam, de forma intensa, para reivindicar, sugerir e cobrar dos mais diversos setores ações em defesa da vida, da saúde e pela manutenção de empregos e empresas. Saiba, no relato a seguir, cuidadosamente compilado pelo presidente Michel Vitor Alves Lopes e diretores, quais são as principais ações desencadeadas pela Acic desde que a crise atual começou.

- Reuniões diárias com o prefeito Leonaldo Paranhos, secretários e diretores da administração pública municipal para a criação de um plano de retomada das atividades produtivas, a partir do dia 30 no município, com as devidas restrições e isolamento vertical;

- Participação ativa da presidência da Acic no COE (Comissão de Operações de Emergências), no qual a associação comercial não tem poder de deliberação porém tem voz para representar o meio empresarial em ações pela defesa de interesses do meio em questões pontuais. Do COE participam Ministério Público, autoridades de saúde, de Segurança Pública e o Poder Executivo. Ao participar de todas as atividades do Conselho, a Acic conseguiu, com o apoio da comissão, evitar o lockdown completo em Cascavel;

- Participação da associação comercial no Cadee (Comitê de Apoio e Defesa dos Empregos e Empresas) por meio da Comissão de Logística, criada para cuidarmos da cadeia de abastecimento. No Cadee, tratamos com o Poder Público de casos pontuais de necessidades de empresas, principalmente no que se refere a se manterem ativas e, com isso, conseguirem garantir o abastecimento da cidade. Isso foi alcançado principalmente nas cadeias de alimentos e logística. No Comitê também têm sido discutidos mecanismos de retomada das atividades produtivas, principalmente em encontros com secretários da administração pública municipal. As reuniões são diárias;

- Criação de Comissão de Contingenciamento para retomada das atividades. Ela foi criada pela Acic em parceria com a Amic e
Sindilojas. A finalidade dessa Comissão é a criação de um plano de contingenciamento para o setor de serviços e comércio em geral. Tudo a partir de um protocolo de saúde para o retorno às atividades;

- Constituição da Comissão de Amparo às Empresas no retorno às atividades. Nela acontecem todas as tratativas de criação de um programa de apoio aos empresários que necessitarem de ajuda no retorno às atividades, inclusive com linhas de créditos emergenciais;

- Participação do presidente, vice e diretores da Acic em reuniões pontuais para tratar sobre o retorno das atividades produtivas das empresas com entidades regionais e estaduais. Esses encontros contam com a participação do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná) e Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná). É bom citar que em várias dessas reuniões contou-se com a presença de grandes entidades e líderes do Oeste do Paraná, inclusive da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná);

- Criação de uma Comissão Social e de Apoio à Saúde com o objetivo de apoiar o Poder Público Municipal em ações pontuais de abastecimento às famílias em situação de vulnerabilidade e em ações práticas do apoio à saúde pública;

- A Acic também criou uma Comissão de Inovação para a elaboração de planos de auxílio ao empresário em momentos de crise, sempre utilizando a tecnologia em favor das empresas e dos negócios. Muitas entrevistas, reuniões e meetups têm acontecido com a apresentação de conteúdos e ferramentas disponíveis no mercado;

- Reuniões com o G8 para tratar sobre ações conjuntas frente aos decretos públicos;

- Criação de um canal de comunicação tira-dúvidas para os associados, que funciona de forma permanente a partir dos mais diversos canais disponibilizados pela Acic (Youtube, Instagram, Site, Facebook, Whatsapp e também produção de conteúdos especiais). Há muitos associados que não estão em atividade, sem atendimento ao público, por desconhecimento ou por interpretação errada do decreto;

- A Acic conseguiu auxiliar um grande número de empresas com essa medida de apoio e informação. Um sucesso total de atendimento na avaliação de empresários;

- A associação comercial solicitou formalmente a prorrogação do ISSQN para empresas optantes pelo Simples Nacional junto à Prefeitura de Cascavel;

- A Acic apresentou pedidos às federações empresariais e também à CACB para cobrarem e acompanharem junto aos governos a prorrogação dos impostos estaduais e federais.

Fonte: Assessoria de imprensa ACIC

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