Uma das principais bandeiras defendidas pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, a unificação das eleições deve voltar, em breve, à pauta do Congresso Nacional.
De acordo com o Deputado Federal Dilceu Sperafico, que vem liderando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2007, ainda em 2014 pode ser possível conquistar um avanço no assunto. “Tentamos votar a proposta no Congresso Nacional no ano passado, mas como se restringia à unificação dos pleitos, sem incluir outras mudanças, acabou sendo boicotada. Mesmo assim, não desistimos, mesmo que o avanço não seja possível para as eleições de outubro deste ano, pois estamos pensando no futuro”, analisa.
Entre as entidades paranaenses, a FACIAP foi uma das primeiras a se posicionar a favor da unificação das eleições, conforme destaca o presidente Rainer Zielasko. “O sistema político, na forma como se encontra atualmente, está deficitário. Os governantes têm pouco tempo de ação efetiva e sofrem com a limitação a que se sujeita a máquina pública nos seis meses que antecedem qualquer pleito eleitoral, em que fica o administrador impedido de realizar contratações e consequentemente dar andamento a projetos de interesse público. Além disso, a cada dois anos o gestor retira o foco dos projetos para tratar de articulações partidárias”, afirma.
A mudança proposta, se aprovada, será responsável por uma ampla mudança de cultura. “Esperamos votar a proposta na Câmara dos Deputados ainda este ano, para que depois seja apreciada pelo Senado, abrangendo a unificação das eleições e o fim das coligações nos pleitos proporcionais”, adianta Sperafico.
Números
Atualmente, o Governo Federal conta com 40 Ministérios e 32 Partidos Políticos ativos, número este que poderia ser diminuído consideravelmente, na avaliação do presidente da FACIAP e do deputado: “Em função do número de partidos e dos interesses dos governantes, somos obrigados a conviver com essas situações, quando poderíamos contar com administrações mais enxutas e eficientes”, finaliza Sperafico.
Projetos em tramitação
A PEC 15/2007 vem tramitando em comissões permanentes e especiais da Câmara dos Deputados, juntamente com outras diversas proposições relativas à reforma política. No Senado, também há propostas que têm, entre seus principais objetivos,
diminuir os gastos eleitorais.
Informações para a imprensa:
(41)3307-7007
Fonte: