Aconteceu nesta quarta-feira (09) a formatura dos 12 alunos da primeira turma do projeto “Programador Nota 10”, em Marechal Cândido Rondon. O curso, desenvolvido entre 14 de setembro e 07 de dezembro, foi uma realização conjunta do Senac, Acimacar (através do Núcleo de Informática Rondon IT) e das empresas Priori Sistemas, Evolusoft Sistemas, Ultra Sistemas, Sigha e BZS Informática.
De acordo com o coordenador do projeto pelo Núcleo Rondon IT, Nilmar João dos Santos, o projeto alcançou o objetivo, que era oferecer qualificação inicial a jovens e adolescentes para o setor de programação de informática. O treinamento foi voltado especialmente ao desenvolvimento de soluções para empresas ou profissionais liberais utilizando linguagem de programação para desktop e banco de dados relacional, aplicando os fundamentos do processo de produção.
O curso, gratuito e com 220 horas/aula, iniciou com 20 matriculados e foi concluído por 12 alunos (60%). Conforme Nilmar, o índice foi comemorado pelos realizadores, uma vez que, por exemplo, nos cursos superiores deste ramo a evasão chega a ser de 75%. Muitos dos estudantes que concluíram o projeto já estão sendo contratados como estagiários nas empresas de informática parceiras da iniciativa.
Nilmar explica que Marechal Cândido Rondon e região possuem uma demanda grande de mão-de-obra para a área de tecnologia e que o projeto visa a atender a formação qualificada para inserir novos profissionais no setor. Diante disso, a expectativa é que a parceria com o Senac seja renovada para que o projeto possa formar novas turmas.
(Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 10.12.2015
Fonte: CRÉDITO: Divulgação