(45) 3321-1449

Caciopar

segunda, 20 de abril de 2015

Reunião Empresarial da Caciopar no Batalhão de Polícia de Fronteira em MCR

BPFron

Trimestre indica que ocorrências
em 2015 vão superar as de 2014


Empresários de toda a região tiveram a chance, no último sábado, de conhecer com detalhes a estrutura e os resultados alcançados pelo BPFron, o Batalhão da Polícia de Fronteira, em atividade há menos de três anos no Oeste do Paraná. A recepção aos diretores da Caciopar e de associações comerciais foi feita pelo tenente-coronel Erich Osternack, comandante da unidade. Ele informou sobre história, estrutura e números que, com base no que foi apurado no primeiro trimestre de 2015, neste ano serão maiores que os de 2014.
Criado no âmbito da Polícia Militar do Paraná, o BPFron foi oficialmente implantado em 25 de julho de 2012, com sede em Marechal Cândido Rondon. A missão dele é de atuar com policiamento preventivo e em operações fronteiriças diversas. A faixa de fronteira paranaense tem extensão de 150 quilômetros a partir da linha de divisa com o Paraguai, a Argentina e o Mato Grosso do Sul. A cobertura do BPFron ocorre em 35% dos municípios (139) e corresponde a 23% da população (cerca de três milhões de pessoas) do Estado.
Quando a unidade começou a atuar, ela tinha apenas dez viaturas e 90 policiais. Hoje, são mais de 80 viaturas e mais de 200 homens. Outras duas unidades foram criadas, a 2ª e a 3ª Companhas de Operações de Fronteira, com sedes em Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste. “Mas o foco principal das ações é a região do lago de Itaipu, principal rota de entrada de armas e drogas ao Brasil”, conforme o tenente-coronel Osternack. Em função da importância estratégica do BPFron, hoje a unidade é a melhor em armas, equipamentos e em viaturas do Paraná. Até um pelotão anfíbio o Batalhão tem.

Números
Uma das regras rigorosamente seguidas no BPFron, conforme o comandante Osternack, é a tolerância zero. “Todos os policiais são orientados a prender e a apreender até as menores quantidades de drogas, porque são esses que ajudam a movimentar uma cadeia criminosa ampla e audaciosa”. A estratégia para vencer o crime organizado é a inteligência, por meio de prisões, logística e perdas de bens (poder econômico).
Em 2014, o número de pessoas abordadas nas operações do BPFron foi de 75 mil. E o de veículos de 21.755. Foram cumpridos 143 mandados de prisão e 497 locais vistoriados com 200 automóveis apreendidos. A unidade recuperou 41 carros furtados e 298 pessoas foram detidas – média de quase uma por dia. Os policiais também tiraram de circulação, no ano passado, 103 armas e 1.678 munições. Uma tonelada e meia de maconha, 5,5 quilos de cocaína e 12 quilos de crack foram apreendidos, além de 10.514 caixas de cigarros.
Apenas no primeiro trimestre de 2015, foram apreendidas 15 armas, mais de 500 quilos de maconha e 1.318 caixas de cigarros. “Se esse ritmo for mantido”, então os números do ano passado serão superados”, disse o comandante Osternack. A reunião da Caciopar contou com outros assuntos na pauta, como a apresentação de ações da campanha Brasil mostra sua garra, com o ex-presidente da Acimacar, Luciano Cremonese. O movimento, oficialmente lançado em 21 de março, faz com que as entidades organizadas defendam cinco eixos centrais: justiça, ética, responsabilidade, transparência e respeito.

--

Congresso, comenda e livro nos 40 anos da Caciopar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná vai comemorar em 3 de abril de 2016 os seus 40 anos de fundação. Maior e mais antiga das 12 coordenadorias que dão suporte à Faciap, a Caciopar contará com uma programação especial, que será desenvolvida ao longo de um ano, para marcar a data. O lançamento oficial das atividades foi feito no último sábado, durante reunião executiva no Batalhão de Fronteira, em Marechal Cândido Rondon.
O vice-presidente Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, que é de Santa Helena, fez uma breve recuperação histórica para ressaltar a relevância da Caciopar em âmbito regional. “Ela nasceu da necessidade de ampliar e de tornar mais forte e ouvida a voz dos empresários da região. Quando foi constituída, ela contava com apenas seis associações comerciais e hoje representa 47 e mais de 12 mil empresas”, disse Leoveraldo. Ele também citou o fundador Hylo Bresolin, que classifica a coordenadoria como monumento do associativismo empresarial.
As ações, projetos e bandeiras da Caciopar foram se tornando cada vez maiores, na mesma proporção dos seus avanços e de sua importância regional. “Ela lutou por obras rodoviárias, pela Ponte de Guaíra, pela Ferroeste, por uma universidade pública e por hospitais de alcance regional”. Tudo isso, conforme o vice-presidente, sem jamais esquecer o compromisso preferencial da entidade, de trabalhar pela defesa da livre iniciativa, pelo fortalecimento das associações comerciais e das empresas a elas associadas.

Programação
A presidente da Faciap Mulher e diretora de Serviços da Caciopar, Rosangela Sonda, abriu oficialmente a programação com o lançamento de folder e de vídeo institucional sobre os serviços que a coordenadoria oferece às associações comerciais e empresas. “Os sete parceiros se reuniram e decidiram bancar os custos dessas produções, que contribuirão para ampliar ainda mais os resultados desses serviços à coordenadoria, bem como às Aces e empresas”.
A próxima atividade do programa dos 40 anos será reunião empresarial agendada para 23 de maio, em Foz do Iguaçu. Depois, no dia 20 de junho, ocorrerá reunião empresarial da Caciopar em Guaíra. O 3º Congresso da coordenadoria será no dia 26 de setembro, em Santa Helena. Já em 23 de outubro, em Cascavel, ocorrerá a entrega da Comenda Hylo Bresolin, premiação da Caciopar Mulher Empreendedora e aposição da fotografia de Mario César Costenaro na galeria de ex-presidentes.
O auge da programação será no dia 1º de abril de 2016, em Cascavel, com a posse dos novos diretores, evento festivo dos 40 anos e o lançamento do livro que contará a trajetória da coordenadoria. “Uma comissão foi especialmente formada para oferecer à Caciopar e à região um evento à altura da importância da entidade ao associativismo empresarial e ao Oeste do Paraná”, diz o presidente Sergio Antonio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon.

--

Faciap Mulher abre programa de workshop em Rondon

A Faciap Mulher em Ação vai desenvolver o workshop Um dia delas nas coordenadorias que compõem a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. O primeiro será no dia 15 de maio, a partir das 8h30, na Acimacar, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon. A participação é gratuita.
A apresentação do programa do workshop foi feita pela presidente da Faciap Mulher, Rosangela Sonda, no último sábado, durante reunião executiva da Caciopar no Batalhão de Polícia de Fronteira, em Rondon. “Essa será uma oportunidade para que as mulheres empresárias e executivas aprofundem ainda mais seus conhecimentos e troquem experiências importantes sobre o cotidiano do braço feminino da Faciap”, disse Rosangela.
A abertura dos trabalhos será às 8h30, com café de boas-vindas. Depois, os presentes conhecerão mais na apresentação do tópico Os conselhos das mulheres e o sistema associativista. A primeira palestra será sobre Os desafios da mulher moderna, com a psicóloga Fabiana Zielasko. Depois do almoço, a primeira atividade será Sincronizando os conselhos para potencializar resultados.
Às 13h30, ocorrerá a apresentação do case vencedor do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios e então serão detalhados aspectos do planejamento da Faciap Mulher. O encerramento será feito com apresentação cultural do grupo La Bayadere Studio de Dança. Mais informações poderão ser conseguidas pelo telefone (45) 3321-1449.


--

O 14º Conselho

O Oeste do Paraná acaba de ganhar mais um Conselho do Jovem Empreender. O 14º passa a atuar em Mercedes, município vizinho de Marechal Cândido Rondon. O primeiro presidente eleito é Alvaro Andrei Porto. A apresentação de membros da executiva do novo Conselho foi feita, sábado, em Marechal Cândido Rondon, pelo Coordenador do Conselho do Jovem Empreendedor da Caciopar, Walter Fabiano dos Santos.
Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos