O ConectaDel, um dos braços do Programa Oeste em desenvolvimento também focado para a área de capacitações, acaba de aprovar um novo projeto da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. O foco do treinamento, que ocorrerá de julho a setembro será a captação de recursos em órgãos oficiais, instituições públicas e fundações, que contam com linhas a fundo perdido para ações em diversas áreas.
A meta da Caciopar é inscrever no mínimo duas pessoas por associação comercial – um diretor e um colaborador. O valor do investimento, para o treinamento todo, é de R$ 150 por pessoa – não inclui custos com refeições. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de junho – informações adicionais pelos telefones (45) 3321-1416 e 3321-1449. Além do Oeste em desenvolvimento, por meio do ConectaDel, a realização do curso é da Caciopar, Uniacic e Sicoob, com apoio da Acit, Sebrae, Faciap e FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu).
O presidente do Oeste em desenvolvimento, o empresário e arquiteto Mario César Costenaro, que é de Toledo, informa que contar com conhecimentos específicos à captação de recursos se torna uma estratégia cada vez mais interessante e oportuna às associações comerciais da região. “Como as Aces não têm fins lucrativos, elas podem conseguir recursos oficiais, até mesmo de instituições diversas, para colocar em prática programas e projetos de fortalecimento da entidade, bem como do corpo de associados e de sua comunidade”.
Módulos
O primeiro módulo terá como tema O papel das Aces: melhoria da competitividade empresarial no desenvolvimento territorial. Já o segundo será sobre Inovação e competitividade: formas e tipos de inovação, ambientes de interação que propiciem a inovação, estratégias de inovação para a competitividade e estudos de caso. Estruturação de projetos: principais elementos e metodologias para a elaboração e gestão de projetos será o foco central do terceiro.
O quarto abordará as principais fontes e instituições de fomento por modalidades de projetos disponíveis para captação de recursos, já o quinto vai focar Microcrédito – importância do microcrédito aos empresários da região para o desenvolvimento territorial. E o último tratará sobre Estudos de casos e banco de ideias de projetos. O treinamento terá duas turmas simultâneas, com encontros na Acic, em Cascavel, e na Acit, em Toledo. Serão cinco encontros em julho (dois em Toledo e três em Cascavel). Agosto serão quatro (dois em Cascavel e dois em Toledo) e em setembro dois encontros (um em Cascavel e um em Toledo).
O encerramento da capacitação ocorrerá durante o 3º Congresso Caciopar, com entrega de certificado aos participantes, no dia 25 de setembro, na Casa do Idoso, em Santa Helena.
Fonte: Crédito: Divulgação