(45) 3321-1449

Caciopar

quinta, 01 de outubro de 2015

Caciopar - Pessoas melhores - Movimento é apresentado a jovens e empresárias

Criado há menos de um ano, o Movimento Pessoas Melhores começa, gradativamente, a mudar a vida de pessoas alcançadas por ele. Idealizado por três amigos em Toledo, o projeto tem por missão recuperar valores que a atualidade está perdendo. “São ideias simples e de grande impacto na vida de cada um”, disse o empresário Edésio Reichert durante a apresentação do tema a integrantes da Caciopar Jovem e da Caciopar Mulher, em recente Congresso da Coordenadoria.
Edésio informou que a ideia surgiu de conversas que constataram as dificuldades de algumas pessoas de entender conceitos básicos de boa convivência e relacionamento. Como tudo tem foco no ensino, o projeto estimula, como ponto de partida, empresas a criar pequenos espaços de leitura destinados aos seus colaboradores. “Algumas empresas já aderiram e os resultados são muito bons”, conforme Edésio. A leitura traz novos conhecimentos e mostra às pessoas que, com mais informação, elas podem vislumbrar avanços na carreira e na qualidade de vida.
Ações complementares alcançam as famílias e também crianças e adolescentes matriculados na escola. Um dos propósitos da ação, de acordo com o empresário, é de mostrar aos alunos que estudar é importante para uma vida de mais possibilidades e resultados. “E eles não devem estudar apenas para tirar boas notas nas provas e sim entender que esse conhecimento será fundamental em todas as etapas de suas vidas”. Os pais também são incentivados a acompanhar a carreira escolar dos filhos.

Estudo
A coordenadora da Caciopar Mulher, Justina Metzner, que é de Marechal Cândido Rondon, informa que as mulheres criaram há alguns meses, dentro do seu planejamento estratégico, ação que estimula e orienta sobre a importância de crianças e de adolescentes de frequentar a escola. Os trabalhos já ocorrem em algumas cidades e a receptividade é das melhores, segundo Justina. Um dos pontos decisivos que conduziram ao projeto foi ouvir do professor-doutor Jandir Ferrera de Lima que, caso todos os paranaenses tivessem apenas um ano a mais de escolaridade, o PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná seria 20% maior.
Para o coordenador da Caciopar Jovem, Walter Fabiano dos Santos, que é de Guaíra, o Movimento Pessoas Melhores é uma resposta que precisa ser valorizada em uma pós-modernidade confusa quanto a valores e à ética. “Vivemos uma época de relativismo, onde nada é absoluto, e isso é perigoso porque as pessoas perdem referências importantes, como de não valorizar o pai e a mãe, de não dar a correta importância para o emprego e do respeito às pessoas”, diz Walter, animado com a repercussão e a importância da ação.

Legenda

O empresário Edésio apresentou o tema durante encontro com mulheres empresárias e jovens empreendedores, dias atrás, em Santa Helena


Fonte: Crédito: Fabio Conterno

Galeria de Fotos